Mangueirão ganha Delegacias de Proteção ao Torcedor e à Mulher

Em balanço parcial, a Delegacia do Torcedor realizou quatro procedimentos e autuou nove pessoas por promoverem tumulto durante o Re-Pa.

No último domingo (4) no clássico entre Clube do Remo e Paysandu Sport Club, o governador Helder Barbalho (MDB) realizou a entrega oficial da Delegacia de Proteção ao Torcedor e de Grandes Eventos (DPTGE) e da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher no Estádio Olímpico do Pará “Jornalista Edgar Proença”, o Novo Mangueirão.

A DPTGE, voltada para investigar crimes e contravenções penais, especialmente aqueles previstos na Lei Geral do Esporte, terá dois espaços: um no próprio estádio, funcionando em dias de evento, e o prédio sede na avenida Senador Lemos, nº 1055, no bairro do Umarizal, em Belém. Com foco em ocorrências envolvendo torcidas organizadas e eventos com mais de 10 mil pessoas, as equipes policiais estarão prontas para apurar os fatos.

Além disso, o Novo Mangueirão será palco das ações da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), que funcionará em dias de jogos, com reforço efetivo para atuar em grandes eventos, trabalhando conjuntamente na prevenção e investigação de crimes contra grupos vulneráveis.

Durante a cerimônia, o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, ressaltou a relevância das entregas no Novo Mangueirão. “Essas iniciativas representam um avanço significativo na estrutura de segurança pública, destacando o compromisso da Polícia Civil em proporcionar um ambiente seguro para torcedores e fortalecer a proteção às mulheres em eventos de grande porte”, afirmou.

Em balanço parcial, a Delegacia do Torcedor realizou quatro procedimentos e autuou nove pessoas por promoverem tumulto durante o Re-Pa, além disso dois menores foram encaminhados para a DATA.

O titular da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer do Pará, Cássio Andrade festejou a implantação da nova delegacia no Mangueirão, o qual é administrado pela SEEL desde que foi entregue reformado e ampliado pelo governo do Pará, em 2013.

Leia também: