Mangal das Garças celebra 20 anos com festividades especiais para o público; confira a programação

Programação começará às 8h do próximo domingo (12), e se estenderá até o meio-dia, permitindo que o público aproveite todos os atrativos do Parque gratuitamente durante todo o dia.

O Parque Zoobotânico Mangal das Garças celebra seu 20º aniversário no próximo domingo, (12) e convida os visitantes para uma manhã festiva repleta de atividades especiais. A programação começará às 8h e se estenderá até o meio-dia, permitindo que o público aproveite todos os atrativos do Parque gratuitamente durante todo o dia. O Mangal estará aberto das 8h às 18h, com entrada franca.

A celebração terá início com uma edição especial do “Momento EcoZoo”, um projeto que oferece informações e curiosidades sobre os animais do Parque. Nesta edição, serão apresentados o guará e o gavião Alba. O guará é um símbolo importante do Mangal, sendo o primeiro parque do Brasil a realizar a reprodução assistida dessa espécie. De 2023 a 2024, mais de 40 guarás nasceram no local, destacando o reconhecimento nacional e internacional do Parque pelo trabalho em reabilitação e bem-estar animal.

Ecoarte 

A festa prossegue com o Projeto Ecoarte, que oferece atividades lúdicas e educativas para crianças e suas famílias. Neste domingo especial, a oficina será dedicada à confecção de garças de papel e vasos recicláveis. Tio Arthur, integrante do Clube da Animação, enfatiza a importância de homenagear as garças, que são um dos principais atrativos do Parque e encantam os visitantes diariamente.

Observação de abelhas nativas

Outra atração será a observação de abelhas nativas sem ferrão, um projeto desenvolvido desde 2022 para ressaltar a importância desses insetos para o meio ambiente. Os visitantes poderão conhecer mais sobre as abelhas, observar suas colmeias e aprender sobre seu modo de vida com uma equipe técnica especializada. As casinhas das abelhas estão localizadas perto da ilha das aves.

Plantio

Durante as comemorações, também ocorrerá o plantio de duas mudas de samaúma, retiradas antes da queda da famosa árvore da Praça Santuário de Nazaré. Essa ação é uma parceria com a ONG Asflora e será realizada próxima à entrada do Parque. Além disso, os visitantes poderão explorar gratuitamente a reserva José Márcio Ayres (borboletário), o Memorial Amazônico da Navegação e o Farol de Belém.

Mangal 20 anos 

O Mangal das Garças foi inaugurado em 2005 como um presente à capital paraense e se tornou um dos principais pontos turísticos de Belém. Com uma rica biodiversidade em uma área de 40 mil metros quadrados, o Parque abriga aves, quelônios, répteis e borboletas em um ambiente natural cercado por lagos e vegetação típica. O diretor-presidente da OS Pará 2000 destaca que os 20 anos do Mangal são uma celebração da conservação ambiental e do compromisso contínuo com a flora e fauna amazônicas.

Além da programação de aniversário, o Mangal possui uma programação diária. Confira:

8h30 – Alimentação das iguanas

9h – Passeio mini rapinante (terça a sexta-feira)

10h – Soltura das borboletas (consultar previamente na bilheteria) 

10h15 – Alimentação de tartarugas 

10h30 – Atividade de falcoaria

11h – Alimentação das garças 

15h – Alimentação das garças

17h – Passeio com as corujas (terça a sexta-feira)

17h30 – Alimentação das garças

Serviço

20 anos Parque Zoobotânico Mangal das Garças

Data: 12 de janeiro (domingo)

8h às 18h – Gratuidade nos espaços monitorados: Farol, Borboletário e Memorial Amazônico da Navegação.

9h às 12h – Observação de abelhas nativas

No período de 9h às 12h, no entorno e na área interna do Armazém do Tempo, serão desenvolvidas as seguintes atividades, na ordem:

– Plantio mudas de samaúma (próximo à entrada do Parque)

– Ecozoo com apresentação do guará e do gavião Alba

– Parabéns, Mangal!

– Ecoarte com oficina de garça de papel e vaso reciclável

Leia também: