O maior navio de guerra da América Latina, chamado navio-aeródromo multipropósito, irá atracar em Belém nesta quinta-feira (25). A vinda à capital paraense reforça as ações de segurança e defesa para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro.
A embarcação estará aberta ao público para visitação no cais da Ocrim, ao lado do complexo Ver-o-Rio, oferecendo uma oportunidade única para os moradores conhecerem a estrutura. A agenda de visitas foi definida para os dias 27 e 28 de setembro, e também para os dias 3 e 4 de outubro, com funcionamento das 14h às 18h.
Com 208 metros de comprimento, o que equivale a um prédio de 40 andares, o NAM “Atlântico” pode transportar 432 tripulantes e até 1.400 militares em missões. Ele tem capacidade para operar com até 18 aeronaves no hangar e no convoo, tornando-o uma plataforma versátil para diversas finalidades.
O navio partiu da Base Naval da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro (RJ), no dia 13 de setembro. Ele transporta um contingente de 1.042 militares e 435 toneladas de equipamentos, incluindo veículos, blindados, helicópteros, armamentos e mísseis.
Adquirido da Marinha Britânica em 2018, o NAM “Atlântico” é a atual Capitânia da Esquadra Brasileira. Sua utilidade abrange desde o controle de áreas marítimas e projeção de poder até missões humanitárias, como auxílio a vítimas de desastres e operações de paz.
Leia também:
Deixe um comentário