Lula sanciona lei que reconhece a Festa do Çairé/Sairé como manifestação cultural nacional

A festa é uma importante expressão cultural da Região Norte do Brasil e remete à história de colonização dos povos indígenas.

Procissão religiosa do Çairé (Foto: Rodolfo Oliveira)


O presidente Lula sancionou, na última terça-feira (15), o Projeto de Lei que reconhece a Festa do Çairé/Sairé como manifestação cultural nacional. A lei, que entra em vigor a partir desta quarta-feira (16), teve origem em um projeto de lei do deputado federal José Priante (MDB). Realizada anualmente em setembro em Alter do Chão, distrito do município de Santarém (PA), a festa é uma importante expressão cultural da Região Norte do Brasil e remete à história de colonização dos povos indígenas.

Com mais de três séculos de tradição, a festa, que começou como um ritual indígena, foi adaptada pelos jesuítas, incorporando também influências africanas e caboclas ao longo dos anos. A festividade combina elementos religiosos, como procissões e missas, com um vibrante lado cultural representado pelo Festival dos Botos, Tucuxi e Cor-de-Rosa.

Além de celebrar a identidade cultural amazônica, o reconhecimento da Festa do Çairé/Sairé é importante para aumentar a visibilidade do festival e movimentar a economia de Alter do Chão. Com o advento da COP 30, que será sediada em Belém em 2025, o Pará inteiro ganha notoriedade, e é fundamental que nossas manifestações culturais recebam a devida valorização.

Leia também: