Durante um jantar oferecido pelo Imperador Naruhito, em Tóquio, nesta terça-feira (25), o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PL) destacou a importância da relação entre Brasil e Japão e solicitou o apoio do país à COP 30, que será realizada em Belém, em novembro de 2025.
Em seu discurso, Lula relembrou a participação do imperador no 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília, em 2018, quando ele destacou a necessidade de garantir o acesso sustentável à água e ao saneamento básico.
“Como país que abriga a maior floresta tropical e reserva de água doce do mundo, o Brasil está comprometido com um modelo de sustentabilidade baseado na inclusão social”, afirmou o presidente. “Contamos com o firme engajamento do Japão na COP 30, em Belém do Pará”, completou.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, acompanha o presidente no Japão e também busca reforçar a cooperação internacional para a conferência climática da ONU.
Lula ainda celebrou os 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão, destacando que os laços entre os países são sustentados pelo respeito mútuo e pela colaboração contínua. Segundo ele, as duas nações são parceiras estratégicas, compartilhando valores como democracia e desenvolvimento sustentável.
Na quarta-feira (26), Lula tem um encontro agendado com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, onde deve assinar acordos bilaterais antes de partir para a segunda etapa de sua viagem à Ásia. Na quinta-feira (27), ele segue para Hanói, no Vietnã.
Leia também:
Deixe um comentário