Lula e Trump devem se reunir na Malásia para discutir tarifas sobre produtos brasileiros - Estado do Pará Online

Lula e Trump devem se reunir na Malásia para discutir tarifas sobre produtos brasileiros

Presidente brasileiro afirmou que busca solução para aumento de 50% nas tarifas de importação dos EUA; Trump indicou que poderá rever medidas

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Lula (PT) afirmou neste sábado (25) que aguarda uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a 47ª cúpula da ASEAN, na Malásia, para discutir o aumento de tarifas sobre produtos brasileiros. Lula disse estar otimista quanto à possibilidade de uma solução para o impasse comercial.

Em entrevista em frente ao hotel onde está hospedada a comitiva brasileira, Lula destacou que não há exigências de nenhum dos lados e que pretende colocar os problemas “na mesa” para buscar acordo. O aumento das tarifas norte-americanas entrou em vigor em agosto, elevando em 50% o custo de importação de produtos do Brasil.

A caminho da Malásia, Trump afirmou que poderia considerar a redução das tarifas brasileiras “sob as circunstâncias certas” e confirmou o encontro com Lula, previsto para domingo, 26, em Kuala Lumpur. A declaração foi feita a jornalistas a bordo do avião presidencial.

O encontro entre os dois líderes ocorre em meio à expectativa de negociar diretamente medidas que possam aliviar o impacto econômico do tarifação sobre exportações brasileiras aos Estados Unidos.

Leia também: