Lula dá posse a Celso Sabino como ministro do Turismo

Celso Sabino, Lira Maia e Lula
Celso Sabino, Lira Maia e Lula, em foto durante a posse do novo ministro do Turismo.

Nesta quinta-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse ao deputado federal Celso Sabino como novo ministro do Turismo, substituindo a deputada federal Daniela Carneiro, que deverá retomar o seu mandato.

Em seu discuro na cerimônia de posse, Sabino mostrou números que o turismo brasileiro precisa alavancar e apresentou dados de outros países que promevem o avanço da economia e segurança turística e destacou sua missão de tornar o turismo uma ferramenta de desenvolvimento sustentável, buscando aumentar sua contribuição para o PIB e atrair mais turistas estrangeiros para o Brasil. Ele mencionou a importância de aliar turismo, cidadania e desenvolvimento, e planeja investir em programas que promovam novos polos turísticos e modalidades como turismo religioso, etnoturismo, volunturismo, turismo de base comunitária e ecoturismo sustentável.

O novo ministro também anunciou a reformulação e ampliação do Conselho Nacional de Turismo e pretende apresentar o plano nacional de desenvolvimento do turismo no próximo mês. Algumas iniciativas incluídas no plano são a ampliação da conectividade entre as companhias aéreas, investimentos em novos produtos e destinos turísticos, campanhas digitais, qualificação da mão de obra e melhoria da segurança turística. Além disso, o governo pretende reduzir os preços das passagens aéreas e hospedagens para incrementar o fluxo turístico interno.

O presidente Lula também afirmou que tratará de novos ajustes nos ministérios para acomodar partidos da base aliada, buscando construir uma maioria para as votações de matérias de interesse no Congresso Nacional.

GOVERNABILIDADE

O partido União Brasil, que possui uma das maiores bancadas na Câmara dos Deputados, reivindicou a indicação de Celso Sabino e já indicou outros titulares de ministérios no governo.

O partido não confirmou se será oficialmente parte da base aliada, mas sua presença no governo representa uma maior integração com a governabilidade do país.

PRESENÇA PARAENSE

Além dos mais diversos líderes políticos e parlamentares do país, ministros e governadores, o estado do Pará se fez representado por vários prefeitos, vereadores, deputados federais e estaduais, assim com o governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan que estiveram presentes no evento de posse. 

A cerimônia também contou com a participação da cantora Fafá de Belém que cantou o hino nacional.

Para um leitor do portal, Celso Sabino está se fortalecendo para ser mais um entre os demais pré-candidatos para a prefeitura de Belém, mas ninguém sabe se ele vai querer a missão.

Assista a transmissão oficial do evento:

Leia também:

A “Balsa do Marajó” e a realidade sofrida de quem precisa do transporte fluvial