Lula anuncia criação de secretaria para coordenar COP 30

O decreto foi publicado no Diário Oficial na manhã desta quarta-feira (20), ele prevê que a secretaria seja subordinada à Casa Civil da Presidência e atue até o dia 30 de julho de 2026.

Após especulações sobre mudanças ou retiradas de parte dos eventos da COP30 de Belém, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criou uma secretaria extraordinária para coordenar e organizar os preparativos do evento, que será realizado em novembro de 2025.

O decreto foi publicado no Diário Oficial na manhã desta quarta-feira (20), ele prevê que a secretaria seja subordinada à Casa Civil da Presidência e atue até o dia 30 de julho de 2026.

Em nota, a Casa Civil informou que a criação dessa secretaria irá organizar, monitorar e impulsionar todas as ações governamentais, assim, alinhando governo federal, estadual e municipal: “A preparação para que a Amazônia seja sede da COP30 está em curso e a partir de agora ganha uma coordenação central no âmbito do governo federal para organizar, monitorar e impulsionar todas as ações governamentais, nas diferentes esferas”.

Além da nova estrutura, cerca de 30 servidores devem atuar na nova secretaria.

A Casa Civil ficara responsável pela secretaria e através dela coordenar as obras necessárias para a realização do evento, como: gestões de contrato; convênios e acordos; a articulação do poder público para ações de segurança; saúde; mobilidade urbana, acesso aérea e capacidade de carga turística.

Três comissões para o mesmo evento

Em Belém, algumas questões e divisões políticas acabam dificultando um pouco mais a unificação entre governo federal, estadual e municipal, pois recentemente o governo estadual apoiou a pré-candidatura do candidato do MDB, Igor Normando, indo contra a reeleição de Edmilson Rodrigues (PSOL) que tem o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) e consequentemente do presidente Lula.

O governador Helder Barbalho (MDB) criou em junho de 2023 um comitê estadual para coordenar a COP 30 e oficializou a vice-governadora Hana Ghassan Tuma para presidir o comitê. Ela está no cargo há nove meses.

No âmbito municipal, Edmilson escolheu Cláudio Puty, atual secretário de Gestão e Planejamento, para coordenar as ações em Belém para COP 30.

Leia também: