Líder da ala bolsonarista, Éder Mauro passa a liderar a corrida eleitoral pela prefeitura de Belém

Pela primeira vez, um candidato da direita assume a liderança na preferência dos eleitores de Belém, entre as pesquisas eleitorais realizadas este ano.

Éder Mauro passa a liderara preferência do eleitoral em Belém, aponta DOXA pesquisas. Foto: Redes Sociais/Reprodução.

O instituto Doxa Pesquisas divulgou sua sétima pesquisa sobre a corrida eleitoral em Belém este ano. Neste sétimo levantamento, a percepção dos eleitores belenenses sobre o cenário administrativo continua desfavorável para o atual prefeito, Edmilson, que mantém uma alta taxa de rejeição. Isso significa que as perspectivas de Edmilson permanecem incertas, o que impacta diretamente na sua intenção de ser reeleito.

Nesta pesquisa, foi observada uma maior presença da direita, representada pelo delegado federal Eder Mauro (PL), que pela primeira vez lidera as pesquisas, seguido pelo deputado estadual Zeca Pirão (MDB).

Além de avaliar Edmilson, este estudo também analisa o desempenho do governador Helder Barbalho (MDB) e do presidente Lula (PT), assim com os principais problemas da capital paraense.

Por fim, a pesquisa busca identificar qual dos candidatos testados é o menos aceito pela população de Belém.

O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 23 de outubro de 2023, abrangendo todos os Distritos Administrativos de Belém e contando com uma amostra de 800 entrevistas.

AVALIAÇÃO CONCEITUAL GOVERNO EDMILSON

Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo do prefeito Edmilson Rodrigues?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 7,4% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a 73,8% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 16,5%.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO EDMILSON

Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de Edmilson governar, Doxa mostra a série histórica das sete pesquisas. Em janeiro o governo de Edmilson tinha uma aprovação de 19%; já em março essa aprovação foi para 27%; em maio caiu para 23%, em junho manteve-se no mesmo patamar de maio; em agosto cai para 22,1%; em setembro cai para 16,0%. Agora nesta sétima pesquisa a aprovação permanece como o mesmo percentual do mês de setembro.

Quanto à desaprovação, em janeiro na primeira pesquisa, 77% dos belenenses desaprovavam o governo de Edmilson; em março caiu para 69%. Já em maio subiu para 72%. Na quarta pesquisa, a sua desaprovação foi para 70%. Em agosto foi para 73,0%. Em setembro, subiu para 79,58%. Agora na sétima pesquisa a desaprovação manteve-se no mesmo patamar do mês de setembro, com uma leve queda de oito décimos.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 85,0% dos belenenses estão aprovando o governo de Helder; enquanto 10,1% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 58,6% dos eleitores de Belém. A sua desaprovação é de 34,5%.

MAIORES PROBLEMAS DE BELÉM

Nesta sétima pesquisa, a “Violência/Insegurança” voltou a ser o principal problema dos belenenses, aparecendo com índice e 26,5%. O segundo maior problema é o “transporte público péssimo/ônibus/mobilidade” com percentual de 21,1%. “Todos” é citado por 13,7%; A “sujeira/falta de limpeza pública…” é citada por 9,3% e “Saúde precária” por 7,9%. Os demais problemas podem ser vistos no gráfico abaixo.

ÁREA QUE EDMILSON ESTÁ TENDO A MELHOR ATUAÇÃO

Doxa perguntou qual a área que o prefeito Edmilson Rodrigues está tendo a Melhor atuação de seu governo. Como pode ser visto no gráfico abaixo, 80,6% responderam “Nenhuma área”. O que sobressai com índice de 3,9% é limpeza; “asfalto/pavimentação” aparece com apenas 1,6% de citação; “iluminação pública”, 1,6% e “saúde pública”,

ÁREA QUE EDMILSON ESTÁ TENDO A PIOR ATUAÇÃO

Assim como perguntamos a Melhor área, Doxa quis saber da Pior área. O resultado mostra que 70,7% responderam “Todas as áreas”. Ainda destacam “Limpeza da Cidade”, 7,0% e “Saúde Pública”, 6,1%.

ESPONTÂNEA: JOGO ABERTO NA MENTE DO ELEITOR BELENENSE

A pesquisa avaliou vários nomes de políticos que ensaiam serem candidatos a prefeito de Belém. Nessa rodada, Doxa testou sete atores políticos que se movimentam rumo às eleições de 2024. Na questão espontânea, a pesquisa mostra que é muito grande, ainda, número de eleitores flutuantes, isto é, que não sabem em quem votar ou que pretendem anular o voto. Esses eleitores flutuantes chegam a somar 59,8%. Os nomes que se destacam são: Eder Mauro, 8,5%; Eguchi, 8,5%; Zeca Pirão, 7,3%; Edmilson Rodrigues, 5,7%; Thiago Araújo. 4,2; Beto Faro, 3,1%; Igor Normando, 2,0% e Bob Fllay, 0,3%.

ESTIMULADA: EDER MAURO É O PRIMEIRO COLOCADO NA ESTIMULADA

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de Belém, ainda tem 33,9% de votos flutuantes. Em primeiro lugar vem o deputado federal Eder Mauro com 15,2%; em segundo lugar vem o deputado estadual Zeca Pirão com 14,3% das intenções de voto; o delegado Eguchi aparece com 12,3%. O atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues vem com 10,1%. O deputado estadual Thiago Araújo ficou com 6,2%. Igor Normando e o deputado federal Beto Faro apareceram empatados com percentuais de 4,0% cada.

EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE BELÉM

Quando se trata de rejeição, o atual prefeito, Edmilson Rodrigues, é o mais rejeitado, aparecendo com 63,1% de rejeição. Na pesquisa anterior ele acumulava 62,4% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum. Eder Mauro é o segundo mais rejeitado, aparecendo com 13,7%; depois vem Zeca Pirão com 4,1%. Eguchi é rejeitado por 3,1% dos eleitores de Belém; Thiago aparece com 0,7%; Beto Faro tem o mesmo índice de rejeição de Thiago; Igor Normando tem apenas 0,4%.

Leia também: