João de Jesus Paes Loureiro é eleito para a Academia Paraense de Letras - Estado do Pará Online

João de Jesus Paes Loureiro é eleito para a Academia Paraense de Letras

Poeta e ensaísta paraense ocupará a Cadeira nº 9 da APL, antes pertencente ao professor Edson Franco; posse será em agosto.

O renomado poeta, ensaísta e escritor João de Jesus Paes Loureiro, de 86 anos, foi eleito para a Cadeira nº 9 da Academia Paraense de Letras (APL). Natural de Abaetetuba, no nordeste do Pará, o autor ocupará o lugar anteriormente pertencente ao professor Edson Franco, já falecido. A cerimônia de posse está prevista para o mês de agosto.

A APL, instituição que reúne nomes de destaque da literatura e da intelectualidade paraense, conta atualmente com 36 membros efetivos e quatro cadeiras vagas. Com a eleição de Paes Loureiro, uma dessas cadeiras foi preenchida. Permanecem abertas as cadeiras anteriormente ocupadas por José Wilson Malheiros da Fonseca, Avertano Rocha e Raymundo Mário Sobral.

A eleição para a Cadeira nº 37, que pertenceu ao professor Avertano Rocha, será realizada nesta quinta-feira (3), com o escritor Marcos Valério como candidato único. Na sexta-feira (4), acontece a votação para a Cadeira nº 35, que teve como último ocupante o compositor José Wilson Malheiros. Disputam o posto Benilton Cruz, Raul Lobo e Itamar Fernandes.

Já a escolha para a Cadeira nº 13, anteriormente ocupada pelo jornalista e comendador Mário Sobral, está marcada para o dia 9 de julho. Concorrerão Márcia Forte, João Moraes e Octávio Pessoa.

Com vasta produção literária e intelectual, Paes Loureiro é uma figura central na cultura amazônica. Ao longo de sua carreira, publicou obras marcantes de poesia, ensaio e prosa, além de atuar como professor universitário e pesquisador. Sua entrada na APL representa o reconhecimento de uma trajetória dedicada à valorização da identidade amazônica e da literatura brasileira.

Leia também: