Jader Filho descarta mudança de sede da COP 30 e afirma que evento será em Belém - Estado do Pará Online

Jader Filho descarta mudança de sede da COP 30 e afirma que evento será em Belém

Ministro das Cidades responde a preocupações internacionais sobre infraestrutura hoteleira e garante realização da conferência na capital paraense.

Ministro Jader Filho. Foto: Reprodução

O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou nesta sexta-feira (1º) que não existe possibilidade de a COP 30 deixar de ser realizada em Belém, apesar das preocupações manifestadas por delegações internacionais sobre a falta de acomodações adequadas na cidade.

“Eu não acredito que haja nenhuma possibilidade de a COP 30 não ser sediada em Belém. O presidente Lula escolheu a capital paraense com o objetivo de mostrar ao mundo a realidade de uma cidade amazônica”, declarou o ministro durante entrevista.

A declaração ocorre após a repercussão de um documento enviado ao presidente da COP 30, André Corrêa do Lago, assinado por 29 delegações que participarão da conferência. No texto, os países demonstram preocupação com a ausência de hospedagem suficiente e acessível, afirmando que muitos negociadores, observadores, representantes de empresas e povos indígenas ainda não têm onde ficar a pouco mais de três meses do evento.

Segundo o ministro, os desafios relacionados à rede hoteleira serão superados até a abertura da conferência, marcada para o dia 10 de novembro. Ele informou que haverá uma atuação conjunta entre o governo federal e o governo do Pará, liderado pelo governador Helder Barbalho, irmão de Jader Filho.

“Seja por meio do governo do Estado ou do governo federal, vamos encontrar uma solução para essa questão da hospedagem. A COP 30 vai acontecer em Belém, em novembro deste ano”, reforçou o ministro.

A COP 30, maior conferência global sobre mudanças climáticas, reunirá chefes de Estado, especialistas, representantes da sociedade civil e do setor privado de mais de 190 países. Esta será a primeira edição do evento sediada na Amazônia, colocando Belém no centro do debate climático mundial. A expectativa é que a capital paraense receba mais de 40 mil visitantes durante os dias da conferência.

Leia também: