O Governo Federal, por meio da Polícia Federal (PF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ibama, explodiu, na manhã desta segunda-feira, 31, caminhões utilizados no transporte ilegal de combustíveis, no garimpo Crepurizinho, zona rural de Itaituba, sudoeste do Estado. A operação dos órgãos de segurança tem o objetivo de acabar com esquemas de garimpo ilegal que contribuem para a destruição da Amazônia na região sudoeste, onde houve maior registro de desmatamento nos últimos anos.
Além dos caminhões, os agentes também destruíram escavadeiras usadas para extração ilegal de ouro na região. Os dois veiculos foram interceptados enquanto faziam o transporte dos combustíveis e foram explodidos no meio de uma estrada de terra. Imagens registradas por testemunhas mostram a dimensão dos estragos. Assista:
Operação é do Governo Federal, por meio da Polícia Federal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ibama; objetivo é acabar com esquema de exploração ilegal de minérios. pic.twitter.com/ZU6nMqQOPi
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) March 31, 2025
Retirada de invasores — O Governo Federal também está atuando no Estado desde 2023 em uma operação de retirada de invasores de terras indígenas e de combate a garimpo ilegal e extração irregular de ouro no interior do Pará. Alguns empresários, donos de garimpos ilegais, tiveram prejuízos de mais de R$ 74 milhões após terem equipamentos como caminhonetes, escavadeiras e dragas, destruídos pelos agentes. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os municípios de Altamira, São Félix do Xingu, Medicilândia e Itaituba, todos no sudoeste do Pará, foram os mais desmatados em todo o Estado em 2024.
Leia também:
Deixe um comentário