Até a próxima terça-feira, 27 de janeiro, proprietários de veículos com final de placa entre 02 e 32 têm a chance de pagar o IPVA com descontos que chegam a 15% no Pará. O benefício vale para quem opta pela quitação antecipada do imposto.
O abatimento varia conforme o histórico do condutor. Quem está há dois anos sem multas garante 15% de desconto. Para quem passou o último ano sem infrações, o desconto é de 10%. Nos demais casos, o abatimento aplicado é de 5%.
Além da antecipação em parcela única, o contribuinte pode escolher o parcelamento em até três vezes, sem desconto, antes do vencimento. Também existe a opção de pagar o valor integral apenas na data do licenciamento anual, no Detran. Depois desse prazo, o imposto passa a ser cobrado com juros e multa, o que eleva o valor final.
Motos têm vantagem extra
Donos de motocicletas e motonetas de até 200 cilindradas, novas ou usadas, e que não possuam outro veículo, podem somar os descontos do bom motorista com a isenção parcial do IPVA, conforme previsto em lei estadual.
Nesse caso, o benefício varia de acordo com o número de autuações. Quem não tem multas há pelo menos dois anos recebe isenção total do imposto. Com uma infração no período, a redução é de 50%. Nos demais casos, o desconto aplicado é de 30%.
“As pessoas podem garantir uma economia ainda maior no pagamento do IPVA, pagando em cota única, antecipando o valor do IPVA 2026, e aproveitar cumulativamente o desconto de 15%, 10% ou 5%, para motos e motonetas de até 200 cilindradas”, explica o secretário da Fazenda, René Sousa Júnior.
Como consultar e pagar
A consulta do valor e a emissão do Documento Estadual de Arrecadação (DAE) devem ser feitas pelo site oficial da Secretaria da Fazenda do Pará.
O pagamento pode ser realizado via PIX ou código de barras, utilizando a rede bancária autorizada e casas lotéricas.
Atualmente, a alíquota do IPVA no Pará é de 2,5% para automóveis e caminhonetes e de 1% para motocicletas, ônibus e caminhões. Veículos com mais de 15 anos de fabricação são isentos.











Deixe um comentário