Inscrições do Enem são prorrogada; confira nova data!

O ministro da Educação, Camilo Santana, explicou que a extensão do prazo visa permitir que mais estudantes possam se inscrever no Enem.

Prova do Enem
Reprodução/Redes Sociais. As inscrições para a prova foram prorrogadas.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram prorrogadas até o dia 14 de junho, conforme anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana. O prazo original encerraria às 23h59 desta sexta-feira (7).

O ministro explicou que a extensão do prazo visa permitir que mais estudantes possam se inscrever no Enem.

“Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante. Os concluintes do ensino médio em escolas públicas não pagam taxa de inscrição,” afirmou Santana em uma rede social.

Santana também informou que quase 100% dos estudantes do último ano do ensino médio de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe já se inscreveram no Enem. No Rio Grande do Sul, mais de 70% dos alunos da rede pública que estão concluindo o ensino médio este ano já se inscreveram.

Inscrição

A taxa de inscrição, no valor de R$ 85 e o pagamento pode ser efetuado via PIX, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, e por boleto, emitido na Página do Participante, onde também consta o QR Code. Os moradores do Rio Grande do Sul também terão isenção dessa taxa.

Segundo o Inep, mesmo com as condições especiais, os estudantes do Rio Grande do Sul poderão se inscrever no período regular sem alterações.

Dentro e fora do país

Os resultados da avaliação podem ser utilizados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), além de serem aceitos em instituições privadas e em outras instituições de países de língua portuguesa que têm acordo com o Brasil.

Ainda não se inscreveu? não perde tempo!

Os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio também podem participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet no site: www.enem.inep.gov.br/participante.

Leia também: