Incra seleciona famílias para projeto sustentável em Tucuruí

Inscrições abertas para famílias residentes no PDS João Canuto até 9 de novembro. A inscrição é gratuita e deve ser realizada de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Foto: Incra/Sudeste do Pará

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) abriu processo seletivo para selecionar famílias para o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) João Canuto, situado em Tucuruí, Pará. As inscrições, abertas até 9 de novembro, são voltadas exclusivamente às 47 famílias que residem na área e que atenderem aos critérios do Edital nº 1310/2024.

Interessados devem comparecer pessoalmente à Unidade Avançada do Incra em Tucuruí, localizada na rua Dom Cornélio Vermans, no bairro Santa Isabel. A inscrição é gratuita e deve ser realizada de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

O projeto PDS João Canuto, criado em junho deste ano, é uma iniciativa que incentiva práticas de desenvolvimento ambiental sustentável e voltadas para comunidades tradicionais, incluindo ribeirinhos e extrativistas. A proposta é garantir um uso sustentável e diferenciado dos recursos naturais, em consonância com o Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), oferecendo às comunidades uma oportunidade de fortalecimento e permanência na região.

O Incra usará a Plataforma de Governança Territorial (PGT) para processar as inscrições, que indicam tanto o responsável quanto os integrantes da unidade familiar candidata. O edital completo, com todos os critérios e informações detalhadas, está disponível no portal oficial do Incra.

Essa iniciativa reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a promoção de condições para que famílias de comunidades tradicionais possam se estabelecer e desenvolver suas atividades de forma sustentável na Amazônia.

Leia também: