Igor Normando favorece bar do irmão e vereador Renan no novo Mercado de São Brás - Estado do Pará Online

Igor Normando favorece bar do irmão e vereador Renan no novo Mercado de São Brás

Lista preliminar divulgada pela Prefeitura de Belém inclui o “Seu Beja”, de Renan Normando (MDB), entre os novos empreendimentos do complexo cultural e gastronômico.

O bar Seu Beja, de propriedade do vereador Renan Normando (MDB), irmão do prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), foi selecionado para integrar o Complexo Cultural e Gastronômico Mercado de São Brás. A relação com os empreendimentos escolhidos foi publicada nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial do Município, por meio da Portaria nº 198/2025 da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon).

Segundo o edital nº 001/2025, o processo trata da concessão de uso dos espaços internos do mercado, considerados de alto valor turístico e comercial. Caso seja mantida até a fase final, a classificação permitirá ao bar ocupar uma área central do novo complexo, que será administrado pela Organização Social Instituto Amazônia Azul, presidida por Paulo Uchoa, responsável pela gestão do espaço pelos próximos 20 anos.

Os 193 permissionários históricos permanecerão em áreas laterais e de fundos. O edital prevê prazo de 24 horas para apresentação de recursos contra a classificação preliminar.

O bar “Seu Beja” é registrado oficialmente como Seu Beja Distribuições LTDA (CNPJ 48.051.165/0001-19), tendo como sócio-administrador o próprio vereador Renan Normando. A relação direta entre o empreendimento e o irmão do prefeito levanta suspeitas de possível favorecimento e pode abrir caminho para uma investigação por improbidade administrativa.

A Lei nº 8.429/1992 prevê que atos que violem os princípios da administração pública, como impessoalidade e moralidade, configuram improbidade, com penalidades que vão da perda da função pública e suspensão dos direitos políticos à multa civil e ressarcimento ao erário.

Não é a primeira vez que o bar do vereador está no centro de polêmicas: o “Seu Beja” já foi alvo de denúncias de moradores da travessa Benjamin Constant, em Belém, por poluição sonora e perturbação do sossego.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Belém e aguarda um posicionamento sobre o caso.

Leia também: