Igor Normando busca parcerias para fortalecer o turismo local com foco na COP30

Prefeito eleito de Belém busca parcerias para fortalecer o turismo e preparar a cidade para a COP30 em 2025.

Na manhã desta quarta-feira (4), o prefeito eleito de Belém, Igor Normando, e o vice-prefeito eleito, Cássio Andrade, estiveram em Brasília para buscar parcerias estratégicas que impulsionem o desenvolvimento turístico, cultural e econômico da capital paraense. Em uma reunião com o ministro do Turismo, Celso Sabino, os dois discutiram ações para fortalecer o setor turístico de Belém, especialmente com foco nas celebrações do aniversário da cidade e nas preparações para a COP30, que ocorrerá em 2025.

Segundo Igor Normando, o principal objetivo do encontro foi alinhar ações que possam impulsionar o turismo local, com destaque para as festividades do aniversário de Belém, no próximo dia 12 de janeiro. O prefeito eleito também destacou a importância de fortalecer as parcerias com o governo federal para garantir o sucesso de eventos e iniciativas turísticas, especialmente com a chegada da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), prevista para novembro de 2025.

“Este encontro com o ministro Celso Sabino tem como foco a preparação do aniversário de Belém e, principalmente, o fortalecimento das ações para a COP30. A colaboração com o Ministério do Turismo é estratégica para garantir o desenvolvimento turístico e econômico de Belém, e conta com o apoio total do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan”, afirmou Normando.

Por sua vez, o vice-prefeito eleito, Cássio Andrade, enfatizou os resultados positivos da reunião. “Foi uma reunião muito produtiva, onde tratamos de temas essenciais para o desenvolvimento do turismo em Belém. A parceria com o Ministério do Turismo será fundamental para atrair investimentos para o setor e garantir que possamos divulgar e preservar a nossa rica cultura, especialmente em um ano tão importante, com a realização da COP30”, disse Andrade.

A COP30, que será realizada em Belém, promete atrair uma grande quantidade de visitantes internacionais e delegações de diversos países. De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a conferência deve gerar um fluxo de mais de 70 mil pessoas durante seus principais dias. Deste total, aproximadamente 7 mil farão parte da “família COP”, composta por representantes da ONU e das delegações oficiais.

A preparação de Belém para esse grande evento global tem gerado um movimento intenso nos setores de turismo e infraestrutura, com um foco especial na melhoria da recepção de turistas e na promoção da cidade como um destino turístico de relevância internacional. O governo municipal, em parceria com o estadual e federal, visa posicionar a cidade como um polo turístico sustentável, capaz de atrair visitantes antes, durante e após a COP30.

Leia também: