IFPA abre inscrições com 760 vagas para cursos na Escola Nacional de Turismo

Os cursos têm duração média de dois meses e meio e são oferecidos na modalidade presencial, abrangendo os eixos de turismo, hospitalidade, lazer e idiomas.

IFPA-Belém

O Instituto Federal do Pará (IFPA), em parceria com o Ministério do Turismo, está com inscrições abertas para um novo ciclo de cursos oferecidos pela Escola Nacional do Turismo, a primeira do tipo no Brasil. Visando fortalecer o setor de turismo no estado, estão disponíveis 760 vagas gratuitas. As inscrições podem ser realizadas por meio de um formulário no site oficial do IFPA.

Neste segundo ciclo, os campi de Belém e Santarém oferecem um total de 560 vagas, com 280 vagas para cada campus. Cada curso disponibiliza 40 vagas e abrange áreas como Gestão de Negócios para o Turismo, Educação Ambiental e Sustentabilidade para o Turismo, Hospedagem Domiciliar, Condutor de Atrativos Turísticos, Organizador de Eventos, além de cursos de idiomas em Inglês e Espanhol. O Campus Bragança também oferece 40 vagas em Espanhol, enquanto o Campus Vigia disponibiliza 160 vagas em cursos variados.

Os cursos têm duração média de dois meses e meio e são oferecidos na modalidade presencial, abrangendo os eixos de turismo, hospitalidade, lazer e idiomas. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, sem a necessidade de provas. Podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos que tenham completado o ensino fundamental. A qualidade do ensino é garantida por ser uma instituição pública federal.

Além disso, o IFPA planeja oferecer sete ciclos de cursos em parceria com a Escola Nacional do Turismo. Não há obrigatoriedade de ter participado dos ciclos anteriores para se inscrever nos novos. Aqueles que já participaram do primeiro ciclo também podem se inscrever em outros cursos nos ciclos subsequentes.

O lançamento da primeira Escola Nacional do Turismo do Brasil ocorrerá no dia 29 de novembro, às 14h30, no Ginásio do IFPA, Campus Belém. O evento contará com a presença do Ministro do Turismo, Celso Sabino, e da Reitora do IFPA, Ana Paula Palheta. Ao todo, serão oferecidas 4.760 vagas em diversas formações relacionadas ao turismo e hospitalidade, com a expectativa de atender diferentes regiões do estado do Pará. Os alunos receberão uma bolsa mensal durante o curso, reforçando o compromisso da instituição com a capacitação profissional na área.

Leia também: