Hotel Vila COP: Mulheres protagonizam papel de destaque na construção de empreendimento em Belém - Estado do Pará Online

Hotel Vila COP: Mulheres protagonizam papel de destaque na construção de empreendimento em Belém

Construção da nova unidade da rede hoteleira reúne a força de mais de 35 mulheres atuando em diferentes frentes

Em meio às obras para a Conferência do Clima, em Belém, um grupo de mulheres vem deixando sua marca na construção do Hotel Vila COP, empreendimento do Governo do Pará, que vai receber líderes, autoridades estrangeiras e chefes de estado durante a conferência, em novembro.

Assinado pelo Grupo DMDL, em parceria com a Quadra Engenharia, a construção do Hotel tem também da força de 35 mulheres atuando em diferentes funções.

Uma delas que está à frente das atividades de campo é a engenheira civil Michele Souza, 34 anos, responsável por liderar sete empresas terceirizadas e coordenar uma equipe de mais de 80 profissionais. Mãe de dois filhos e natural de Açailândia, no Maranhão, Michele conta que ocupa um dos postos mais estratégicos da obra.

Desde janeiro deste ano, quando o empreendimento foi iniciado, ela acompanha cada detalhe: da fundação às instalações elétricas e hidráulicas, dos acabamentos às etapas finais de entrega. 

É uma experiência única. Trabalhar em um projeto dessa magnitude me permite ampliar conhecimentos técnicos, especialmente com o uso de tecnologias inovadoras como o steel frame e o steel deck, que diferem muito da construção convencional”, explicou. “O Vila COP não é apenas um hotel. É um marco para Belém e para o Brasil. A experiência que levo daqui vai me preparar para outros grandes projetos.”

Nos corredores e fachadas do empreendimento, a força feminina também está refletida nos pisos vinílicos, pinturas, instalação de janelas e fixação de placas que compõem as fachadas dos blocos. O olhar atento e a precisão marcam cada detalhe do canteiro.

Vanda Silva, 54 anos, lidera um time de 20 mulheres que se dedicam em entregas cuidadosas do rejunte, à aplicação de seladores e limpeza refinada dos blocos que ganham formas e refinado acabamento no empreendimento de alto padrão para o Governo do Estado.

“A experiência que tive desde jovem, ajudando minha família na roça, me deu perseverança. Quando pedi uma oportunidade para trabalhar no Planetário de Belém, comecei minha trajetória na construção civil. Hoje, realizar um sonho como este, de estar numa grande obra internacional, é algo que jamais imaginei. Entregar o trabalho refinado de arremates e serviços de limpeza interna e externa, junto com outras mulheres, mostra que temos qualidade e experiência”, celebrou.

Hotel Vila COP: tecnologia, inovação e legado

Com 405 suítes distribuídas em cinco edifícios e um de área social, quatro blocos com um pavimento e dois de dois andares, o Hotel Vila COP é construído para as necessidades de chefes de Estado, ministros e representantes de delegações internacionais. Após a COP 30, o moderno complexo de edifícios ficará como legado permanente para a cidade e para o povo paraense.

“O modelo de construção do Vila COP, com uso de tecnologias modernas e prazos desafiadores, está qualificando centenas de trabalhadores locais. Essa é a essência do nosso trabalho: entregar soluções de alto padrão, valorizar o capital humano e a região, por onde a DMDL constrói”, detalhou Ualger Costa, CEO do Hotel Vila COP.

Além disso, o Grupo DMDL firmou mais de 140 contratos com empresas locais, comprando insumos que vão desde as 840 toneladas de aço utilizadas nas estruturas até equipamentos e serviços, somente para o Vila COP.

Leia também: