O Hospital Anita Gerosa, em Ananindeua, anunciou nesta quarta-feira (22) o encerramento do atendimento da maternidade para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do próximo domingo (26). A medida foi tomada devido à falta de repasses financeiros da Prefeitura de Ananindeua, que acumula uma dívida de R$ 3,5 milhões com a unidade de saúde.
A decisão afeta diretamente mais de mil pacientes atendidos mensalmente pelo SUS na maternidade do hospital, que, até agora, desempenhava papel fundamental na assistência obstétrica para a população de Ananindeua. O Anita Gerosa já vinha enfrentando dificuldades financeiras desde 2024 e alertava a prefeitura sobre a situação. A dívida com o hospital inclui valores pendentes desde 2023, e a instituição registra um déficit mensal de R$ 800 mil.
Além da suspensão dos atendimentos, a decisão compromete a estabilidade de mais de 200 funcionários da unidade, que terão seus postos de trabalho afetados, com algumas demissões previstas para começar no dia 27 de janeiro. A interrupção deixa um vácuo no atendimento da região, que dependia da estrutura filantrópica do hospital para desafogar outros hospitais da área metropolitana de Belém. A Prefeitura de Ananindeua ainda não se manifestou sobre o ocorrido.
Com informações de O Liberal
Leia também:
Deixe um comentário