Hospital alerta para riscos de convulsão associada à febre em bebês e crianças - Estado do Pará Online

Hospital alerta para riscos de convulsão associada à febre em bebês e crianças

Unidade orienta pais e responsáveis sobre sinais de alerta e cuidados diante de febre alta na infância.

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, em Belém, emitiu um alerta sobre a ocorrência de crises convulsivas em bebês e crianças, especialmente quando associadas à febre alta, situação mais comum na infância. Apesar de nem sempre estarem ligadas a doenças neurológicas crônicas, os episódios exigem atenção médica imediata.

De acordo com o pediatra Marcel Ramalho, convulsões febris podem assustar familiares, mas não significam, necessariamente, um quadro neurológico grave. Ainda assim, o médico reforça que crianças com febre persistente ou que apresentem alterações no comportamento, como prostração, choro intenso ou recusa alimentar, devem ser levadas imediatamente para avaliação médica.

Pediatra Marcel Ramalho

O especialista orienta que a febre seja monitorada com termômetro digital, sendo considerados preocupantes valores acima de 38,5 °C, por aumentarem o risco de complicações. Medidas como hidratação, uso de roupas leves e ambiente arejado podem ajudar, enquanto banhos frios e práticas caseiras não são recomendados.

Em caso de convulsão, a recomendação é manter a calma, colocar a criança de lado em local seguro, não introduzir objetos na boca e procurar imediatamente atendimento de saúde.

Leia também: