A Polícia Civil do Pará prendeu nesta quinta-feira (24) um homem investigado por aplicar um golpe conhecido como “estelionato sentimental” contra uma mulher paraense. A vítima acreditava manter um relacionamento virtual com um estrangeiro e transferiu cerca de R$ 500 mil ao suspeito, que usou os valores para comprar bitcoins, segundo as investigações. A prisão ocorreu no Rio de Janeiro e faz parte da Operação “Romance Scam”, que também cumpriu mandados de busca e apreensão de bens, dispositivos eletrônicos e ativos virtuais.
A ação foi coordenada pela Divisão de Combate a Crimes Contra Grupos Vulneráveis Praticados Por Meios Cibernéticos (DCCV), com apoio da Polícia Civil do Rio de Janeiro e do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD). Segundo a delegada Lua Figueiredo, titular da DCCV, esta é a primeira vez que a Polícia Civil do Pará é autorizada judicialmente a apreender criptomoedas e a criar uma carteira virtual própria para custódia desses ativos.
Durante a operação, o celular do investigado foi apreendido e será submetido à perícia. O suspeito permanece detido e está à disposição da Justiça. O caso segue sendo investigado.
Leia também:
Deixe um comentário