Helder Barbalho apresenta Vale Bioamazônico em evento internacional em Nova Iorque - Estado do Pará Online

Helder Barbalho apresenta Vale Bioamazônico em evento internacional em Nova Iorque

Governador destacou proposta de transformar biodiversidade da Amazônia em motor da nova economia da floresta; príncipe de Mônaco confirmou presença na COP30 em Belém

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), apresentou na última quarta-feira (24), em Nova Iorque, o projeto Vale Bioamazônico, durante o evento “Potencializando os Superpoderes do Clima: Natureza, Tecnologia e Comunicação”. A iniciativa busca consolidar um polo estratégico voltado à bioeconomia e foi comparada pelo gestor à experiência do Vale do Silício, na Califórnia.

Na ocasião, a proposta foi apresentada como um ecossistema que reúne iniciativas já em curso no Pará, como o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, o Museu das Amazônias e o PCT Guamá, além de ações de estímulo à pesquisa, à inovação tecnológica e à educação profissional. A estratégia pretende integrar governo, universidades e empresas na geração de valor a partir da biodiversidade da região.

O evento, realizado durante a Semana do Clima em Nova Iorque, contou com a participação do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair e do ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger. Ambos destacaram o potencial de oportunidades que a bioeconomia amazônica pode representar no cenário global.

Também presente no encontro, o príncipe Albert II de Mônaco confirmou sua ida a Belém para a COP30. Ele afirmou que o encontro da conferência climática é uma oportunidade para ampliar a cooperação internacional e declarou entusiasmo em participar do evento no Brasil.

Leia também: