A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), finalizou na sexta-feira (25) a primeira etapa de preparação para o São João 2025. Grupos culturais como bois, toadas, pássaros juninos, cordões de bichos, carimbó, grupos parafolclóricos e quadrilhas participaram de reuniões para definir, de forma colaborativa, as regras e detalhes da festa.
O edital do evento deve ser lançado no próximo dia 5 de maio. A programação será concentrada na Praça Waldemar Henrique, com shows, apresentações culturais e o tradicional concurso de quadrilhas.
Para agilizar a organização, as inscrições serão feitas totalmente online, com suporte da Semcult para quem tiver dificuldades. A Prefeitura também estuda antecipar o pagamento das subvenções para ajudar financeiramente os grupos.
Segundo o superintendente da Semcult, Auiá Queiroz Reis, a meta é divulgar o resultado das inscrições até o dia 30 de maio. Além da festa junina, os grupos culturais poderão ser incluídos em eventos escolares e até na programação da COP-30, em novembro.
A iniciativa de ouvir os segmentos culturais foi elogiada. “Parabenizamos a gestão por ouvir nossas demandas. Vamos fazer um grande São João para Belém”, afirmou Maria Joseli Moreira de Jesus, presidente da Federação das Quadrilhas do Estado do Pará.
A previsão é que mais de três mil pessoas participem diretamente da programação, que será lançada oficialmente na primeira semana de junho, com um grande cortejo cultural.
Leia também:
Deixe um comentário