Grande Rio, Pará e Helder Barbalho: escola anuncia cartaz do samba-enredo

A escola de samba deve contar com dinheiro do contribuinte paraense para realizar o desfile em homenagem ao estado em 2025.

Família barbalho durante desfile da escola de samba.
Reprodução/Instagram. Família barbalho durante desfile da escola de samba em 2024.

A escola de samba Grande Rio divulgou neste sábado (25), em uma rede social, o cartaz oficial do samba-enredo do próximo ano. Com o tema “Pororocas Parawaras: as águas dos meus encantos nos cantos do carimbó”, a arte utiliza a tipografia tradicionalmente usada nas embarcações paraenses.

Reprodução/Instagram. Cartaz do samba-enredo da Grande Rio.

Em 2025, o Pará será homenageado pela escola, que ficou em terceiro lugar no carnaval carioca deste ano. A escola em questão, deve contar com um grande investimento do estado, encabeçado pelo governador Helder Barbalho (MDB), que junto com a família (esposa e filho), esteve presente na Marquês de Sapucaí neste ano acompanhando e desfilando pela agremiação.

Pau que dá em Chico não dá em Francisco?

No ano de 1998, a escola Beija-Flor (campeã – com o samba-enredo homenageando a Ilha do Marajó), também homenageou o Pará. Na época, o então governador do estado Almir Gabriel foi duramente criticado pelo grupo Rede Brasil Amazônia de Comunicação (RBA), pois possíveis investimentos teriam sido destinados ao evento no Rio de Janeiro.

No ano de 2004, a G.R.E.S.U. Viradouro, também homenageou o Pará, desta vez, o governador era Simão Jatene.

Veículos da família não se manifestaram

Desta vez, porém, os veículos da grande mídia paraense ainda não se manifestaram e talvez nem irão, pelo menos de forma crítica, já que, a maioria está alinhado aos interesses do atual governo.

Abridores de letras

O paraense Luís Junior, conhecido por seu trabalho como abridor de letras, desenvolveu um alfabeto completo para a Grande Rio.

Segundo a publicação da escola, a arte busca valorizar a tipografia vernacular dos barcos da região amazônica.

Nas redes sociais, o público comentou positivamente sobre a ilustração e a escolha da cultura paraense por uma das escolas de samba do carnaval carioca.

“Como é gratificante ver o nosso Pará sendo homenageado dessa forma”, comentou um internauta.

Leia também: