Grande Belém tem aumento no número de tiroteios e mortos, aponta instituto

Segundo relatório mensal do Instituto Fogo Cruzado, em março deste ano, foram registrados 58 tiroteios, resultando em 70 pessoas baleadas, das quais 49 morreram e 21 ficaram feridas.

arma disparando
Reprodução Internet

Nesta quinta-feira (4), o Instituto Fogo Cruzado lançou o relatório mensal da violência armada na região metropolitana de Belém do Pará.

Em março, foram registrados 58 tiroteios, resultando em 70 pessoas baleadas, das quais 49 morreram e 21 ficaram feridas. Comparado ao mês anterior, houve um leve aumento de 5% no número de tiroteios, de 55 em fevereiro para 58 em março. O número de mortos também aumentou em 23%, passando de 40 em fevereiro para 49 em março. O número de feridos teve um aumento significativo de 75%, de 12 em fevereiro para 21 em março.

Os dados foram coletados entre os dias 1º e 31 de março de 2024 e estão disponíveis na API do Instituto Fogo Cruzado, permitindo consulta aberta e gratuita.

O relatório indica que dos 58 tiroteios, 24 ocorreram em ações policiais e 24 em homicídios ou tentativas de homicídio. Além disso, duas chacinas foram registradas, totalizando sete mortos, todas durante ações policiais.

Uma das ocorrências ocorreu em Belém, em 4 de março, quando três homens foram mortos durante uma ação policial no bairro do Bengui. A outra chacina foi registrada em 14 de março, quando quatro homens foram mortos após uma ação policial em Ananindeua.

Eryck Batalha, coordenador regional do Fogo Cruzado no Pará, destaca que “é possível perceber a letalidade das respostas da polícia. A nossa avaliação é de que essas ações não agem no sentido de preservação da vida, principal objetivo das políticas de segurança”.

Ananindeua teve um aumento de 114% no número de mortos em comparação com fevereiro de 2024, passando de sete registros para 15. Belém do Pará aparece em segundo lugar, com um aumento de 69%, passando de 16 mortos em fevereiro para 27 em março.

Belém concentrou metade dos tiroteios e metade dos baleados mapeados na região metropolitana em março, com 29 tiroteios e 35 baleados.

A distribuição da violência armada por município na região metropolitana de Belém foi a seguinte:

– Belém: 29 tiroteios, 27 mortos e 8 feridos
– Ananindeua: 15 tiroteios, 15 mortos e 3 feridos
– Santa Izabel do Pará: 5 tiroteios, 1 morto e 2 feridos
– Barcarena: 3 tiroteios, 1 morto e 2 feridos
– Benevides: 2 tiroteios, 1 morto e 2 feridos
– Castanhal: 2 tiroteios e 2 mortos
– Marituba: 2 tiroteios e 2 mortos

Leia também: