O Governo Federal, por meio do Ministério de Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e da Defesa Civil Nacional, anunciou que reconheceu a situação de emergência pela qual os moradores de São Félix do Xingu, sudeste do Estado, vêm passando. A portaria 758 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na manhã desta sexta-feira (20).
A condição foi decretada pela Prefeitura em razão das chuvas intensas que deixaram rastros de destruição, sobretudo na zona rural do município. Com o reconhecimento oficializado, o município poderá solicitar investimentos do Governo Federal para amparar cerca de 8.948 famílias afetadas pelas chuvas intensas, sendo que pelo menos 1.792 foram desalojadas. Também foram registrados o colapso de cerca de 217 km de estradas e danos na estrutura de pontes e bueiros.
As ações da Defesa Civil Nacional vão incluir compra e distribuição de cestas básicas, água mineral, refeição, kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório para quem estiver desabrigado. Ao todo, o Pará tem 93 municípios em situação de emergência, 11 por chuvas intensas, 2 por vendavais e 1 por doenças infecciosas virais.
Ver no Threads
Leia também:
Deixe um comentário