Governo Federal pode antecipar cúpula de chefes de Estado em Belém por falta de hospedagens para COP 30, diz jornal

A mais nova estratégia debatida pelo governo pretende antecipar os eventos com delegações que possuem membros da realeza e líderes de alcance global para evitar o colapso do setor hoteleiro de Belém

Ricardo Stuckert

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o Governo Federal está articulando diversas estratégias com o governo paraense para cumprir a promessa de realização da cúpula na Amazônia e driblar um dos maiores problemas da capital paraense: a falta de leitos.

A mais nova estratégia consiste em antecipar a cúpula de chefes de estado para garantir acomodações de alto padrão, focados na chamada classe AAA, para os principais presidentes, ministros e membros da realeza que fazem parte das delegações internacionais.

Caso a ideia seja oficializada, a expectativa é ‘desafogar’ o fluxo de líderes de estado até o início da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) para evitar o colapso de hotéis e imóveis de alto padrão focados em atender este público, já que a antecipação reduziria o número de pessoas presentes simultaneamente na capital paraense quase pela metade, indo de 50 mil para 30 mil.

Leia também: