O Governo do Estado do Pará anunciou o lançamento da I Copa Oeste do Pará, em parceria com o Banpará. A assinatura do convênio ocorreu nesta terça-feira (22) na Escola de Ensino Técnico Francisco Coimbra Lobato, com a presença do governador Helder Barbalho e da presidente do Banpará, Ruth Mello. Segundo informações da Agência Pará, a competição busca incentivar o futebol profissional na região, proporcionando visibilidade e novas oportunidades para os clubes locais.
A Copa Oeste do Pará contará com a participação de quatro equipes de Santarém: São Francisco, São Raimundo, Tapajós e Amazônia Independente. Na fase inicial, dois confrontos serão disputados, com os vencedores avançando para a grande final. Ricardo Gluck Paul, presidente da Federação Paraense de Futebol, ressaltou a relevância do torneio: “A partir desse movimento, dessa união pelo futebol do Oeste, vamos criar uma vaga direta dessa competição para a Copa Grão Pará. Isso é um atalho para o sucesso e, sem dúvida, fortalecerá ainda mais o futebol”, destacou Ricardo.
Durante o evento, o governador Helder Barbalho reforçou a importância da nova competição para o calendário esportivo da região Oeste do estado, afirmando que os clubes terão a chance de se estruturar melhor e competir em níveis mais altos. “A criação desta Copa permite que os clubes tenham um calendário estendido e a oportunidade não apenas de receber esse apoio financeiro do governo, mas também de acessar uma vaga na Copa do Brasil, na Série D e na Copa Grão-Pará”, disse Helder.
O governador também falou sobre as obras do Estádio Municipal Colosso do Tapajós, conhecido como Barbalhão, que estão 25% concluídas. Segundo informações divulgadas pela assessoria do governo estadual, após a ampliação, a capacidade do estádio passará para 23 mil pessoas, com previsão de entrega para abril de 2026.
Leia também:
Deixe um comentário