O Governo do Pará anunciou, segunda-feira (28), o início das obras de saneamento do Conjunto Vila da Barca, no bairro do Telégrafo, em Belém, uma das maiores comunidades sobre palafitas da América Latina. Os moradores acompanharam o início das obras que vão ampliar o fornecimento de água potável e implantar sistemas de coleta e tratamento de esgoto sanitário nas moradias de alvenaria e palafitas da região. A iniciativa marca o primeiro investimento realizado sob o novo modelo de gestão do saneamento básico no Pará.
As obras vão beneficiar mais de 1.400 residências, alcançando cerca de 5 mil moradores da região. O compromisso foi firmado neste mês pelo governador Helder Barbalho, durante a assinatura do contrato com a empresa Águas do Pará, vencedora da concessão para operar os serviços de água e esgoto em 99 municípios paraenses.
O projeto de saneamento que está sendo executado na Vila da Barca contempla a instalação de 2,3 quilômetros de redes de água elevadas, adaptadas às condições de alagamento da área, além de 1,7 km de redes de esgoto. O sistema inclui ainda uma nova adutora e um moderno sistema de bombeamento de água tratada.
O Governo do Pará anunciou, segunda-feira (28), o início das obras de saneamento do Conjunto Vila da Barca, no bairro do Telégrafo, em Belém, uma das maiores comunidades sobre palafitas da América Latina. pic.twitter.com/NLfYo0Ht3S
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) July 29, 2025
Cada residência contará com hidrômetro individual, garantindo justiça na medição e cobrança do consumo. Todos os moradores terão direito à Tarifa Social nas contas de água e esgoto, o que garante mais economia e acesso ao serviço com dignidade.
A previsão é que o novo sistema de abastecimento de água esteja concluído até outubro deste ano. Já o sistema de esgotamento sanitário deve ser entregue em abril de 2026.
As obras na Vila da Barca marcam o início de um ciclo de investimentos na área de saneamento no Pará. De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os 99 municípios atendidos pelo novo contrato receberão, juntos, mais de R$ 15,2 bilhões em investimentos ao longo da concessão. A expectativa é que mais de 4,3 milhões de paraenses sejam diretamente beneficiados, com impactos positivos na saúde pública, no meio ambiente e na qualidade de vida da população.
Com a nova concessão, o Governo do Pará dá um passo decisivo rumo à universalização do saneamento, que prevê metas de 99% de cobertura de água potável e 90% de coleta e tratamento de esgoto.
Leia também:
Deixe um comentário