O Governo do Pará divulgou um balanço sobre a construção e entrega de pontes na Região Metropolitana de Belém (RMB) e no interior do Estado, na tarde desta terça-feira (15). Por meio de convênios com prefeituras, o Estado registrou a entrega de 115 pontes em diversas regiões desde 2019. Atualmente, mais de 90 estão passando por obras de construção com recursos estaduais e convênios.
A construção das estruturas das pontes envolve estudos técnicos e ambientais realizados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), que investe em tecnologias e métodos construtivos avançados. São feitas substituições de pontes de madeira por estruturas de concreto armado com maior durabilidade, garantindo resistência e segurança para os motoristas, além de reduzir os custos de manutenção no longo prazo.
Em 2025, o Governo do Pará entregou a ponte sobre o Rio Alto Capim, com quase 600 metros de extensão. No ano passado, houve entregas da ponte sobre o Rio Fresco; a ponte de concreto em Santana do Araguaia, no sudeste do Estado; e a ponte sobre o Rio Itacaiúnas, em Marabá, no sudeste paraense. Entre as pontes em construção, são destaques: a ponte sobre o Rio Maguari, em Ananindeua, que conectará a Avenida Augusto Montenegro, na altura do Conjunto Maguari, à Avenida Governador Hélio Gueiros; a ponte de São Domingos do Capim, que terá 764 metros de extensão e será totalmente construída em concreto; e a nova ponte Icoaraci/Outeiro, que já está com 75% dos serviços concluídos.
Leia também:
Deixe um comentário