Governo do Estado nega leito para paciente de Ananindeua em estado grave

A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) solicitou à Secretaria de Saúde Pública (Sespa) no dia 10 de maio, a transferência da idosa para um hospital de referência neste tipo de tratamento, porém, não teve sucesso.

Neta da paciente e foto com vários leitos hospitalares vazios.
Reprodução/Redes Sociais. A espera por um leito em uma unidade de referência já durava 4 dias.

Uma moradora de Ananindeua, identificada como Ruth Maria das Neves Carvalho, de 72 anos, deu entrada na UPA do Icuí e foi diagnosticada com AVC hemorrágica, considerado um quadro grave.

A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) solicitou à Secretaria de Saúde Pública (Sespa) no dia 10 de maio, a transferência da idosa para um hospital de referência neste tipo de tratamento, como o hospitais Gaspar Viana, Metropolitano ou Abelardo Santos.

No entanto, após cerca de quatro dias de espera sem resposta (até hoje, 14), a família recebeu ajuda do médico e prefeito de Ananindeua, que providenciou a internação no Hospital Santa Maria.

De acordo com informações obtidas pela reportagem, há leitos disponíveis, no entanto, os mesmos foram negados por conta da verdadeira guerra política e midiática travada pelo governador Helder Barbalho (MDB) contra o prefeito Dr. Daniel (PSB).

A neta da paciente gravou um vídeo agradecendo pela ajuda e denunciando o descaso por parte do governo estadual. Veja!

Enviamos um solicitação de posicionamento para a Sespa, afim de saber mais detalhes sobre o caso e o motivo da não disponibilização do leito médico. Aguardamos posicionamento.

Leia também: