Governo do Estado destaca produção de cacau no Dia Mundial do Chocolate - Estado do Pará Online

Governo do Estado destaca produção de cacau no Dia Mundial do Chocolate

O Pará é o maior produtor de amêndoa de cacau do Brasil e um dos maiores do mundo

O Pará é o maior produtor de amêndoa de cacau do Brasil e um dos maiores do mundo. Segundo o “Boletim Agropecuário do Pará 2024”, desenvolvido pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), o fruto representa 14,5% de toda produção agrícola estadual, o que tornou inevitável que o produto derivado dele, o chocolate, se tornasse uma paixão regional. 

Dois desses apaixonados são os engenheiros bioquímicos Yasmin Cantuária e Vinícius Carvalho, que se uniram a partir de uma inquietação em comum e criaram juntos a própria marca de chocolate: a Barcalat. Segundo eles, a idealização do projeto surgiu em 2021, a partir da preocupação de criar um chocolate que fosse ao mesmo tempo saboroso, inclusivo e comprometido com impacto social e ambiental. 

Em 2022, o empreendimento se desenvolveu ainda mais ao ganhar o apoio do Governo do Estado, através da Fapespa, com o “Programa Centelha 2”, que estimulou a criação de empreendimentos inovadores, com a geração de novas ideias e disseminação da cultura do empreendedorismo inovador em todo o país, ao incentivar a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.

Segundo dados da Fapespa, o Pará conta com mais de 31,5 mil produtores de cacau, grande parte dessa produção é oriunda da agricultura familiar. Pensando na importância desta cadeia produtiva, atualmente a Fapespa destina R$ 2.535.079,20 para dez projetos que envolvem cacau, sendo sete de pesquisa e três de apoio a Startups.

Atualmente, a Barcalat aposta em sabores ousados e regionais como o chocolate com jambu, priprioca, cupuaçu e castanha, além de uma linha voltada para o público fitness. A marca também já foi reconhecida com prêmios de melhor sabor, destaque em impacto socioambiental e destaque em mercado por programas como o Jornada Amazônia.

Leia também: