Governo anuncia 300 novos ônibus com ar-condicionado e wi-fi

ônibus novos para Belém
Os 300 novos ônibus que devem ser adquiridos pelas empresas que exploram o transporte público na capital paraense, são do modelo implantado nos países desenvolvidos desde 2010.

O governador Helder Barbalho (MDB) anunciou nesta terça-feira (10) a renovação de parte da frota de ônibus que circula em Belém e região metropolitana. De acordo com Helder, que gravou vídeo em suas redes sociais, a medida faz parte de um conjunto de ações visando preparar a capital paraense e o estado, com a ajuda para que as empresas de ônibus adquiram 300 novos veículos, tidos como “ecologicamente corretos”.

Os 300 novos ônibus representam 7,52% da frota de Belém, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O que está sendo considerado como ecologicamente correto, não são ônibus elétricos e sim os modelos que usam o padrão ambiental Euro 6, que segundo o governo poluem menos do que os tradicionais que circulam pela capital paraense. Haverá ainda a integração entre os ônibus metropolitanos de Ananindeua com os de Marituba e entre os ônibus do BRT Metropolitano com os do BRT de Belém, que até hoje ainda não funciona como deveria, um dos principais motivos de críticas da população contra a atual gestão de Edmilson Rodrigues (PSOL).

O anúncio dos novos veículos, sem data para serem entregues, tem o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, ao mesmo tempo em que irão fornecer para a população sistemas de ar-condicionado e wi-fi.

Pelo que tudo indica, a compra dos novos ônibus será feita com isenção de impostos e linha de crédito pelo Banpará, que devem beneficiar as empresas que possuem a outorga do poder público municipal para explorar o serviço de transporte público na capital e região metropolitana, que é alvo de críticas dos usuários e de medidas judiciais contra a prefeitura de Belém e os empresários.

Nas redes sociais, o prefeito de Belém Edmilson Rodrigues (PSOL) comemorou o anúncio do governo estadual.

Em abril deste ano, a prefeitura de Ananindeua anunciou que um novo edital para o transporte público viabilizará a renovação da frota com todos os ônibus com ar-condicionado, wi-fi e tarifa menor que a de Belém (R$3,60), com tarifa gratuita aos domingos.

Leia também: