O governador do Pará, Helder Barbalho, realizou uma visita ao Parque Estadual Ambiental das Árvores Gigantes da Amazônia (PAGAM), em Almeirim, no oeste do estado, para conhecer a maior árvore da América do Sul, o angelim vermelho de 88,5 metros de altura. A árvore, com mais de 500 anos, é um marco da biodiversidade amazônica e se destaca como uma das maiores do mundo.
O governador do Pará, Helder Barbalho, realizou uma visita ao Parque Estadual Ambiental das Árvores Gigantes da Amazônia (PAGAM), em Almeirim, no oeste do estado, para conhecer a maior árvore da América do Sul, o angelim vermelho de 88,5 metros de altura. pic.twitter.com/bCQhwrTpkr
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) December 1, 2024
Em suas redes sociais, Helder contou como foi a experiência: “Um momento que vai ficar marcado em minha vida. Fomos até o PAGAM para conhecer essas incríveis árvores e a maior de todas elas. Essa é a maior árvore de toda a América do Sul e uma experiência fantástica está dentro da floresta viva, ao lado de árvores extraordinárias com mais de 400.500 anos de idade.”
O PAGAM, recentemente criado pelo governo estadual, possui 500 mil hectares de floresta preservada. Helder destacou que a unidade não apenas protege a biodiversidade, mas também assegura os direitos das populações tradicionais que habitam a região.
“Essa unidade de conservação é um patrimônio único que pertence ao povo do Pará, da Amazônia e do Brasil. Criá-la foi um passo importante para preservar nossa floresta e honrar nosso papel global na luta contra as mudanças climáticas.”
O governador aproveitou para convidar o mundo a participar do evento: “Estar aqui, no estado da COP 30, é viver um momento extraordinário. Convido a todos para a COP da floresta, da Amazônia, do Brasil e de Belém do Pará.”
Leia também:
Deixe um comentário