Frustração com o exército brasileiro e sonho de ‘viver’ uma guerra: o que se sabe sobre o paraense de 19 anos morto na guerra da Ucrânia

A notícia de sua morte ganhou destaque nos veículos de comunicação do Brasil. A Prefeitura de Rurópolis divulgou uma nota lamentando a perda e manifestando condolências à família e aos amigos

Créditos: reprodução

Tiago Nunes, de 19 anos, natural de Rurópolis, no sudoeste do Pará, comunicou sua família em outubro que iria para Manaus. Pouco tempo depois, em 28 de outubro ligou para a mãe revelando que estava na França, e prosseguiria viagem até chegar na Ucrânia para lutar na guerra contra a Rússia. Ele declarou que realizar um sonho de “viver uma guerra” era sua maior motivação.

Duas semanas atrás

A pouco mais de 15 dias ele revelou para família que estava na Ucrânia, o jovem postou fotos fardado e portando um fuzil, embora não tivesse qualquer treinamento militar. 

Segundo amigos, Tiago tinha o desejo de ser soldado, mas estava frustrado por não conseguir ingressar no Exército Brasileiro. Na Ucrânia, sua intenção era ajudar no combate ao exército russo, embora as condições de sua atuação fossem incertas.

Durante o combate

Tiago enviou fotos para amigos nas quais aparecia sorridente, aparentemente satisfeito por estar no conflito. Ele era conhecido pelo apelido de “Índio” e, segundo relatos, enfrentou a guerra como uma oportunidade de realização pessoal.

Confirmação da morte

Tiago morreu após duas semanas em território ucraniano, em meio à neve e a devastação do conflito. Até o momento, as circunstâncias da sua morte ainda não foram esclarecidas pelas autoridades ucranianas.

Repercussão e luto

A notícia de sua morte ganhou destaque nos veículos de comunicação do Brasil. A Prefeitura de Rurópolis divulgou uma nota lamentando a perda e manifestando condolências à família e aos amigos.

“com muito pesar que a Prefeitura Municipal de Rurópolis, lamenta a triste notícia da morte do Jovem ruropolense morto em combate na Guerra da Ucrânia. Tinha 19 anos e morreu na quinta-feira (28), enquanto servia como voluntário no conflito contra a Rússia. Neste momento de profunda tristeza e dor, manifestamos aos familiares e amigos nossas mais sinceras condolências.“

O jovem Thiago Nunes morreu na última quinta-feira (28)

Leia também: