FPF avalia opções e Santarém pode receber o Congresso Técnico do Parazão 2026 - Estado do Pará Online

FPF avalia opções e Santarém pode receber o Congresso Técnico do Parazão 2026

Salinas e Tracuateua receberam as duas últimas edições do Congresso Técnico do Campeonato Paraense.

Foto: Camila Lima/Portal Cultura

A definição dos rumos do Campeonato Paraense 2026 pode acontecer na região Oeste do estado. A Federação Paraense de Futebol (FPF) avalia algumas possibilidades de locais para realizar o Congresso Técnico com os 12 clubes que vão disputar o torneio e a cidade de Santarém aparece como primeira opção.

Nessa quinta-feira, 7, o presidente da FPF e vice da CBF, Ricardo Gluck Paul, esteve na cidade de Santarém para alinhar o local onde as equipes da cidades vão mandar os jogos no Parazão. São Raimundo, São Francisco e Amazônia terão o Estádio Panterão como casa no estadual. Além disso, o estádio vai receber um investimento da CBF para revitalização.

Confira as 12 equipes que vão disputar o Parazão 2026

O encontro serviu ainda para avaliar locais na cidade para sediar as reuniões do Congresso Técnico, bem como o sorteio dos grupos e definição da tabela do Campeonato Paraense 2026. Inicialmente, a cidade de Soure, no Marajó, era cotada para receber o evento, que define, entre outras coisas, o regulamento da competição.

No entanto, com a presença de três equipes de Santarém no Parazão do próximo ano, a cidade da região Oeste paraense ganhou força nos últimos dias e deve ser anunciada como sede do evento, que vai acontecer entre os meses de novembro e dezembro deste ano.

Desde 2023 a Federação Paraense de Futebol vem adotando um novo formato para as discussões do Congresso Técnico, com um modelo imersivo que conta com palestras voltadas para alguns aspectos técnicos do futebol. No primeiro ano, a cidade de Salinas recebeu o evento. Já em 2024, o local escolhido foi um hotel fazenda na cidade de Tracuateua, próximo ao município de Bragança.

Em 2026, Belém vai seguir sendo a cidade com mais representantes no Campeonato Paraense. Ao todo, quatro equipes estão confirmadas na competição. São elas: Remo, Paysandu, Tuna e Santa Rosa. Santarém vem em seguida com três representantes.

Com o objetivo de “enxugar” o calendário do futebol nacional, a CBF prevê, a partir da próxima temporada, uma redução para até 12 datas nos campeonatos estaduais. E este deve ser um dos debates que vai nortear o Congresso Técnico do Campeonato Paraense 2026, conforme revelou o presidente da FPF e vice da CBF, Ricardo Gluck Paul.

Leia também:

Robson Melo acerta renovação com o São Raimundo para o Parazão 2026