FPDA desenvolve Jogos Sustentáveis Amazônicos para a COP 30; confira

O projeto tem como finalidade conscientizar sobre a importância da sustentabilidade do meio ambiente através da prática de atividades físicas.

Evento de Águas Abertas na Baía do Guajará. Foto: Reprodução / O LIberal

A Federação Paraense de Desportos Aquáticos (FPDA), em parceria com o Governo do Pará, está desenvolvendo um projeto que visa fortalecer a relação entre o homem e a natureza, com o objetivo de alcançar as metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este projeto está alinhado com o pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas (COP) em 2015, pelos 193 países membros, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo um crescimento sustentável até 2025.

Confira os objetivos que serão apresentados

Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Vida terrestre: proteger, recuperar, e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável de florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.

Realização do evento

O evento pretende integrar a programação da COP-30, que será realizada em Belém no mês de novembro de 2025. As atividades serão desenvolvidas em diversos locais da cidade, incluindo o Parque da Cidade, Parque do Utinga, Porto Ver-o-Rio e a Nova Doca. A proposta é oferecer atividades voltadas para duas faixas etárias: adulta e infantil.

Parque da Cidade

A proposta é oferecer ao público infantil brincadeiras intergeracionais e jogos confeccionados com materiais facilmente encontrados na região Amazônica. Desta forma, o propósito desse projeto é incentivar e conscientizar sobre a importância da preservação ambiental em conjunto com a prática de atividade física.

Resultados esperados

Diminuir o contato de crianças com aparelhos eletrônicos como TV e o celular.

Mostrar a importância da preservação da Amazônia de forma divertida e lúdica.

Educar o público infanto juvenil sobre a importância de práticas responsáveis que beneficiem o meio ambiente.

Incentivar a conhecer a natureza de uma forma divertida, com responsabilidade social e ambiental.

Nova Doca e Parque da Cidade

Será promovido uma caminhada ecológica e um passeio ciclístico com saída da Nova Doca e chegada no Parque da Cidade. Com uma estimativa de aproximadamente 6 mil participantes.

Parque do Utinga

O evento que será realizado na reserva ambiental busca a união entre o homem, o esporte e a natureza.

Gerir de forma sustentável as florestas mantendo os recursos naturais e a biodiversidade nativa.

As atividades serão: rapel, trilha, moutain bike, canoagem e bóia cross.

Porto Ver-o-Rio

Com o objetivo de mostrar os pontos turísticos de Belém, como Estação das Docas e o Porto Ver-o-Rio serão desenvolvidos modalidades esportivas como Águas Abertas, Canoagem, Stand Up e Remo.

Essa atividades aquáticas mostram a importância da preservação da qualidade das águas.

Apresentação

A Federação Paraense de Desportes Aquáticos (FPDA) pretende apresentar o projeto a representantes da COP-30 nos próximos dias.

Leia Também: