Formação da PM ganha prédio moderno com heliponto em Belém - Estado do Pará Online

Formação da PM ganha prédio moderno com heliponto em Belém

Com instalações ampliadas e foco em qualificação contínua, a primeira etapa do complexo reposiciona o ambiente de preparação dos futuros policiais e amplia a capacidade de gestão da corporação.

Augusto Miranda / Ag. Pará

O Pará ganhou um novo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) nesta segunda-feira, 6, e contou com a presença do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan e do comandante-geral da PM, coronel QOPM Sérgio Neves. A unidade, no bairro do Souza, passa a operar com uma estrutura que muda a escala do treinamento dos praças no Estado.

Antes mesmo de mencionar as cifras investidas, ficou evidente no discurso do governador o simbolismo da obra. “Hoje nós estamos tendo a oportunidade de entregar um importante equipamento para a Polícia Militar do nosso Estado… Com isto, nós estamos investindo cada vez mais em segurança pública”, declarou Helder, destacando que o prédio foi pensado para reforçar a formação e o aperfeiçoamento da tropa.

O CFAP, responsável pela formação inicial e continuada dos praças, ganha agora um complexo que amplia a capacidade de ensino teórico e prático. O espaço segue abrigando cursos como o de Formação de Praças (CFP), que envolvem instruções de tiro, técnicas de abordagem, uso de equipamentos de menor potencial ofensivo e conteúdos ligados à ética, disciplina e cidadania.

O novo bloco administrativo ocupa um terreno na Avenida Brigadeiro Protásio com subsolo, três pavimentos e heliponto elevado, detalhe que evidencia a ampliação das operações estratégicas. O pavimento térreo reúne recepção, memorial, Corpo de Alunos e Divisão de Ensino. No primeiro andar, ficam as seções P1, P2 e P3, além de salas de professores, secretaria do comando e auditório. Já o segundo pavimento concentra gabinetes, inclusive o do governador, e áreas de recepção. O terceiro andar é dedicado ao Graesp, com sala de descompressão e apoio operacional.

Augusto Miranda / Agência Pará

O conjunto também inclui alojamentos, refeitórios, guarita, estacionamento, vestiários, pórtico de entrada e áreas de apoio, reforçando o caráter multifuncional do prédio. O comandante-geral, coronel Sérgio Ricardo Neves de Almeida, reforçou o alcance social da entrega. “A formação é a base de todo o nosso trabalho. Com este espaço moderno e equipado, nossos policiais passam a ter melhores condições de aprendizado, treinamento e preparação. Quem ganha com isso é toda a população paraense”, afirmou.

A primeira etapa da obra recebeu R$ 31.527.072,66, somando construção do prédio e aquisição de mobílias e equipamentos. A fase seguinte, já em andamento, prevê a entrega das salas de aula que completarão o complexo.

Ao inaugurar essa porção do CFAP, o governo busca consolidar mais um passo na reestruturação das forças de segurança, com foco na valorização profissional e na qualificação de quem atua na linha de frente da proteção social.

Leia Mais: