O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a atuação da Força Nacional no combate aos incêndios florestais em municípios de seis estados da Amazônia Legal: Pará, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e Roraima. A medida foi anunciada por meio de uma portaria publicada nesta quarta-feira (18) no Diário Oficial da União (DOU), em resposta a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
No Pará, onde o governo estadual decretou situação de emergência ambiental, as equipes da Força Nacional atuarão em seis municípios com um alto número de focos de incêndio:
- Altamira
- Itaituba
- Jacareacanga
- Novo Progresso
- Ourilândia do Norte
- São Félix do Xingu
As equipes permanecerão nas localidades por 90 dias e trabalharão em conjunto com as polícias Civil e Federal, focando na investigação e combate das causas dos incêndios provocados por ação humana.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, alertou que quase 60% do país enfrenta risco direto de incêndios devido ao que ela chamou de “terrorismo climático”. Essa operação visa não apenas combater os incêndios, mas também abordar as causas subjacentes desse fenômeno, que tem impactos significativos na biodiversidade e no clima da região.
Leia também:
Deixe um comentário