O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) registrou 32 penalidades por consumo de álcool ao volante no último final de semana, durante fiscalizações da Operação Lei Seca em nove municípios. As ocorrências foram contabilizadas em Abaetetuba, Ananindeua, Benevides, Marabá, Marituba, Ourilândia do Norte, Parauapebas, Salinópolis e Santarém.
Das infrações aplicadas, 10 foram enquadradas no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, que considera gravíssima a conduta de dirigir sob influência de álcool. Outras 15 se referem ao artigo 165-A, destinado a motoristas que se recusaram a realizar o teste do bafômetro. Sete condutores ainda responderão a processos administrativos por alcoolemia. As penalidades incluem multa de quase R$ 3 mil e suspensão da CNH por até 12 meses.
De acordo com a legislação, a recusa ao bafômetro equivale à infração de dirigir alcoolizado, recebendo as mesmas consequências legais. Em casos de concentração igual ou superior a 0,33 mg/L, o motorista pode responder criminalmente, com possibilidade de detenção. Durante as abordagens, o Detran informou que houve uma tentativa de fuga na PA-391, mas o condutor foi interceptado e confirmado em situação de alcoolemia.
Segundo o coordenador de Operações e Fiscalização de Trânsito do Detran, Ivan Carlos Feitosa, as ações buscam reduzir os sinistros de trânsito e preservar vidas. O órgão reforçou que a fiscalização será mantida em todo o estado de forma ostensiva para coibir a combinação de álcool e direção.
Leia também:
Deixe um comentário