Fiscalização da Base Candiru prende 4 pessoas e apreende drogas no Baixo Amazonas

A ação ocorreu no navio N/M Amazon Star, que fazia o trajeto de Manaus (AM) com destino a Santarém (PA), navegando pelo Rio Amazonas.

Durante fiscalização de rotina realizada nesta quinta-feira (3), equipes da Base Fluvial Candiru, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em parceria com a Polícia Militar de Óbidos, prenderam quatro pessoas em flagrante, apreenderam um adolescente e retiraram de circulação mais de 7,5 quilos de drogas. A ação ocorreu no navio N/M Amazon Star, que fazia o trajeto de Manaus (AM) com destino a Santarém (PA), navegando pelo Rio Amazonas.

A operação faz parte das ações contínuas de combate ao tráfico de entorpecentes na região do Baixo Amazonas. De acordo com a Segup, a abordagem foi considerada estratégica para impedir que as drogas chegassem a centros urbanos do Pará, onde seriam comercializadas.

“Essas fiscalizações permanentes são essenciais para combater o crime organizado, especialmente o tráfico de drogas. A atuação da equipe da Base Candiru foi precisa, conseguindo interceptar o carregamento ainda em trânsito, antes que alcançasse o destino final”, destacou o titular da Segup.

Durante a abordagem, uma passageira em atitude suspeita chamou atenção dos agentes. Ao ser revistada, foram encontrados tabletes da droga skunk presos ao corpo. Após o flagrante, a mulher confessou o crime e delatou outros envolvidos que também estavam na embarcação. Foram detidas mais duas mulheres, um homem e um adolescente.

Foto divulgação

Com o auxílio de um cão farejador, os agentes localizaram outros tabletes de entorpecentes escondidos junto aos corpos dos suspeitos. No total, foram apreendidos 7,595 quilos de drogas, sendo skunk e crack.

Os adultos foram autuados por tráfico de drogas e encaminhados à equipe da Polícia Civil presente na Base Fluvial para os procedimentos legais. O adolescente foi entregue ao Conselho Tutelar do município.

As ações de fiscalização na região continuam sendo intensificadas para coibir o tráfico e o transporte de ilícitos pelas rotas fluviais do Pará, especialmente na região do Baixo Amazonas, considerada estratégica para o escoamento de drogas.

Leia também: