Final da Olimpíada de Matemática acontece nesta sexta-feira em Belém

O evento, tem como objetivo melhorar em pelo menos 12%, o desempenho em matemática de alunos do ensino fundamental.

Foto: Walter Interceleri

A prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação promove nesta sexta-feira (15), a final da Olimpíada de Matematicando. A competição será realizada na Escola Estadual de Educação Tecnológica (EETEPA) Doutor Celso Malcher, localizada dentro do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, 5º portão da Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir das 8h.

O evento, tem como objetivo melhorar em pelo menos 12%, o desempenho em matemática de alunos do ensino fundamental.

O projeto se apoia nas orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica e contribui com o desenvolvimento das habilidades necessárias para aprendizagem, em especial de matemática, com propostas lúdicas e criativas. Uma das ações do projeto é a olimpíada matematicando, que em Belém envolveu mais de 15 mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, alunos atípicos e da Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI). As atividades incluíram simulados alinhados aos descritores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, desafios de cálculo mental, ações na sala de aula com uso do óculos de realidade virtual e o App GeoMeta: aprenda geometria no metaverso além de formação de professores para uso da metodologia inovadora de ensino desenvolvida pelo referido projeto.

Para o evento se espera receber aproximadamente 10 mil pessoas, entre finalistas, familiares, escolas e parceiros. No total, são 767 estudantes finalistas da Olimpíada divididos entre 1º – 9º ano e alunos de todas as totalidades da educação de jovens, adultos e idosos. As disputas serão realizadas em três turnos – manhã, tarde e noite – e terá premiação no final de cada turno. Serão premiados os três primeiros lugares de cada ano de ensino.
Na Paralimpíada do Matematicando, que acontecerá de forma paralela à olimpíada, os três primeiros lugares nas categorias de deficiências visual, auditiva, física e intelectual, TEA e em avaliação, também serão premiados. O primeiro lugar ganhará um notebook, o segundo lugar um smartphone e o terceiro lugar um tablet. O professor de cada aluno campeão ganha também um notebook. A escola com o maior número de campeões levará um laboratório móvel Maker, com 20 aparelhos celulares e 20 óculos de realidade virtual.

A Olimpíada Matematicando é uma competição que combina raciocínio lógico, pensamento computacional e cálculo mental, além de criatividade e trabalho em equipe, destacando a importância da Matemática no dia a dia dos estudantes.

Este evento é o ponto alto do programa Ver-a-Tech (Projeto Edutech Amazon), iniciativa que incentiva o aprendizado interativo e dinâmico da Matemática entre os alunos da rede municipal de educação de Belém.

Leia também: