Filósofo propõe: cancelar COP 30 em Belém para ajudar vítimas das enchentes no RS

Luiz Felipe Pondé propôs que os recursos destinados à realização da COP 30, sejam redirecionados para ajudar as cidades gaúchas afetadas pelas enchentes.

filósofo Luiz Felipe Pondé
Reprodução Jornal Cultura

No programa Jornal da Cultura desta segunda-feira (13), o filósofo Luiz Felipe Pondé participou como convidado da bancada e abordou as recentes ações do governo federal para auxiliar o estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta enchentes históricas.

O presidente Lula (PT) anunciou hoje a suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União por três anos, com a eliminação dos juros neste período. Estima-se que essa medida aliviará cerca de R$ 11 bilhões ao estado. No entanto, para Pondé, o montante ainda é insuficiente.

O filósofo propôs que os recursos destinados à realização da COP 30, programada para novembro de 2025 em Belém, sejam redirecionados para ajudar as cidades gaúchas afetadas pelas enchentes. “Pelos cálculos, o Brasil vai gastar perto de R$ 1 bilhão com a COP em Belém. Acho que deviam cancelar a COP e mandar o dinheiro para o Rio Grande do Sul”, afirmou.

Confira:

Reprodução Jornal Cultura

Além disso, Pondé sugeriu que o Brasil solicite auxílio a países vizinhos, como os Estados Unidos, que possuem recursos e experiência em lidar com desastres naturais desse tipo. “Países, como os Estados Unidos, têm uma marinha com toda uma logística e uma técnica para lidar com catástrofes dessa forma”, destacou o filósofo durante sua participação no programa.

Leia também:

Leia também: