O curta documentário “O Trançado”, que faz parte da terceira temporada da websérie “Ancestrais do Futuro”, promovida pela Fundação Tide Setubal, terá seu lançamento previsto no próximo dia 08 de novembro na Plataforma do YouTube, no Canal “Enfrente”.
O filme é uma produção regional do Baixo Tapajós que retrata vivências de artesãs e artesãos e seus modos de fazer os trançados do Arapiuns, artesanatos feitos com Palha de Tucumã, um resgate da cultura indígena amazônica.
Será a primeira produção nacional da Souza.Doc, produtora audiovisual de Santarém, criada em 2018 com o objetivo principal de democratizar o cinema na Amazônia por meio de produções independentes e originais. A produtora concorreu com coletivos de todo o Brasil e ficou entre cinco finalistas, conforme ressalta Victor Souza, realizador audiovisual à frente da produção. “A Souza.DOC participou de um laboratório com várias produtoras e tivemos a oportunidade de colocar na mesa um projeto que idealizamos desde 2019. O fato dele ter sido aprovado é de uma felicidade imensa tanto para nós quanto para a comunidade da Vila Coroca.”
As filmagens aconteceram na comunidade de Vila Coroca, localizada na margem esquerda do rio Arapiuns, a aproximadamente 1h30 da zona urbana do município de Santarém, no oeste do Pará. Foram 3 dias de gravações que contaram com registros dos artesanatos confeccionados e entrevistas com os comunitários que integram a Associação dos Artesãos e Artesãs das comunidades de Nova Pedreira, Vista Alegre e Coroca do Rio Arapiuns (AARTA).
No dia 03 de novembro, a produtora santarena realizará o pré-lançamento presencial do filme junto a comunidade. O lançamento não será um evento aberto ao público, apenas para as comunidades próximas a Coroca, com debate e lanches durante a exibição.
Deixe um comentário