Filhote de jaguatirica é resgatado próximo a obras de ponte em Salvaterra no Marajó

Animal silvestre estava sozinho e será encaminhado para reabilitação no CETRAS/UFRA.

Um filhote de jaguatirica (Leopardus pardalis) foi resgatado neste domingo (27) por uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Salvaterra, na vila de Camarázinho, próximo ao canteiro de obras da nova ponte do município, no arquipélago do Marajó.

Segundo informações da Prefeitura de Salvaterra, o animal foi encontrado sozinho e está sendo monitorado por biólogos. Nas próximas semanas, ele será encaminhado ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres da Universidade Federal Rural da Amazônia (CETRAS/UFRA), onde passará por um processo de reabilitação.

Ver no Threads

A jaguatirica é uma espécie silvestre típica das Américas Central e do Sul e, embora não esteja entre os animais mais ameaçados, sofre com a perda de habitat e os riscos de atropelamento e captura ilegal.

A prefeitura aproveitou o caso para orientar a população sobre como agir ao encontrar animais silvestres, especialmente filhotes. A recomendação é nunca tocá-los, já que o cheiro humano pode afastar a mãe; manter distância; evitar barulhos ou movimentos bruscos; e jamais levar o animal para casa, mesmo com boas intenções.

Em caso de emergência ou risco para o animal, a população deve entrar em contato com a Linha Verde da Semma pelo telefone (85) 99445-8794.

Leia também: