A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Pará (FICCO/PA) deflagrou nesta sexta-feira (31) uma operação para desarticular uma facção criminosa transnacional envolvida em tráfico de drogas, extorsões e atentados contra agentes de segurança pública. A ação resultou, até o momento, em nove prisões, com diligências ainda em andamento.
De acordo com a FICCO, foram expedidos 33 mandados de prisão preventiva contra investigados que, em sua maioria, estavam foragidos do sistema prisional. As ordens judiciais foram cumpridas em cidades do Pará — entre elas Belém, Tomé-Açu, Paragominas, Tailândia, Santa Izabel, Salinópolis, Castanhal e Abaetetuba — e também nos municípios catarinenses de Brusque e Florianópolis.
As investigações apontam que os alvos ocupavam posições de liderança dentro da facção, atuando como articuladores de crimes violentos, incluindo roubos, homicídios e ataques a servidores públicos. As medidas foram autorizadas pelo Tribunal de Justiça do Pará, após representação da FICCO junto à Vara de Combate ao Crime Organizado, com apoio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO).
A operação contou com a participação de diferentes forças policiais do Pará e de Santa Catarina, entre elas a Polícia Federal, a Polícia Civil e a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP/PA), que integram a FICCO. O objetivo do grupo é reforçar o enfrentamento ao crime organizado por meio de ações coordenadas entre as instituições de segurança pública.
Leia também:
 
			 
			


 
				         
				            







Deixe um comentário