O renomado Festival Choro Jazz, um dos principais eventos do calendário musical brasileiro desde 2009, retorna em 2024 com uma programação ampliada, abrangendo duas regiões e cinco cidades. Com entrada franca, o festival apresentará grandes nomes da música e celebrará a cultura local em cada uma de suas edições.
O evento, idealizado e curado por Antônio Ivan Capucho e realizado pela Iracema Cultural, será patrocinado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, com apoio dos governos estaduais do Ceará e do Pará. Neste ano, o festival comemora seu 15º aniversário e, pela primeira vez, será realizado fora do Ceará, chegando à região norte com apresentações em Soure, na Ilha de Marajó, e em Belém.
Programação no Pará: Homenagens e Grandes Nomes
A edição paraense do Festival Choro Jazz começará em Soure, nos dias 13 e 14 de julho, em parceria com a Prefeitura de Soure. O festival promoverá oficinas de música entre os dias 15 e 17 de julho. Em Belém, os shows ocorrerão no dia 20 de julho, com o apoio da Fundação Cultural do Pará.
Em Soure, o evento terá início às 18h do sábado, 13 de julho, com um cortejo do Festival Marajoara, saindo do Cruzeirinho com o grupo Tambores do Pacoval e Mestre Diquinho. Às 20h30, o grupo Tambores do Pacoval e Mestre Diquinho se apresentarão no palco, seguidos por Mestre Damasceno e Nativo Marajoara às 21h30. Às 22h30, o Trio Lobita, convidando Adamor do Bandolim, tomará o palco. Hermeto Pascoal, de 87 anos, encerrará a noite com uma performance à meia-noite, seguido pelo Arraial da Pavulagem a partir das 2h da manhã.
No domingo, 14 de julho, a programação em Soure começará às 18h com o Cortejo de Salvaterra, seguido pelo show de Cruzeirinho e Mestra Amélia às 18h30. O grupo Charme do Choro, convidando o mestre Negro Nelson, subirá ao palco às 19h15. Às 20h45 será a vez do Trio Manari, seguido pelo acordeonista Renato Borghetti às 22h15. A Orquestra Aerofônica se apresentará às 23h45, com Dona Onete encerrando a noite à 1h15 da manhã.
Em Belém, no dia 20 de julho, a programação começará às 17h com o projeto Choro do Pará. Às 18h15, os cantores Nilson Chaves e Eudes Fraga se apresentarão. Renato Borghetti subirá ao palco às 19h30, seguido pela veterana Nazaré Pereira às 21h. Hermeto Pascoal fará um show especial às 22h30, e o tradicional Arraial do Pavulagem encerrará a noite.
Expansão para o Ceará: Cariri, Fortaleza e Jericoacoara
Além do Pará, o festival terá edições no Ceará. No Cariri, as oficinas acontecerão de 16 a 19 de setembro, e os shows de 20 a 22 de setembro no Centro Cultural do Cariri, no Crato. Em Fortaleza, o festival ocorrerá de 29 de novembro a 1º de dezembro, com oficinas no dia 29, em parceria com a ONG Casa de Vovó Dedé. Em Jericoacoara, o evento será realizado de 3 a 8 de dezembro, com oficinas e shows ao longo da semana.
Serviço:
- Festival Choro Jazz
- Datas no Pará: Soure – Shows: 13 e 14/7; Oficinas: 15 a 17/7. Belém – Shows: 20/7.
- Entrada: Franca
- Patrocínio: Petrobras, Ministério da Cultura
- Apoio: Governos estaduais do Ceará e do Pará
Leia também:
Deixe um comentário