“Feira Viva” comemora Dia Mundial do Veganismo com programação gratuita e sustentável em Belém: confira

O evento, realizado pela Padaria Verderosa em parceria com a Confeitaria Bolo de Cristal e outros parceiros, propõe conectar o público a uma rede de empreendimentos voltados ao veganismo e à sustentabilidade

Créditos: divulgação

A primeira edição da Feira Viva marca o Dia Mundial do Veganismo com uma programação diversificada que ocorre de 1 a 3 de novembro em dois pontos de Belém, oferecendo palestras, oficinas, shows, e uma feira gastronômica. O evento, realizado pela Padaria Verderosa em parceria com a Confeitaria Bolo de Cristal e outros parceiros, propõe conectar o público a uma rede de empreendimentos voltados ao veganismo e à sustentabilidade.

Nos dias 1 e 2, o evento será realizado na Padaria Verderosa (João Balbi, 508), com palestras e aulas-show voltadas à nutrição e gastronomia vegana. Entre os destaques, estão a aula-show da chef Petra Marron, que ensina uma receita de focaccia sem glúten, e a palestra da nutricionista Jamile Barros sobre a relação entre alimentação e sustentabilidade.

Já o dia 3 acontece no Memorial dos Povos (Av. Gov. José Malcher, 257), com uma programação ampla e aberta para públicos de todas as idades, incluindo feira de gastronomia e cultura, apresentações musicais e atividades infantis. Expositores de diferentes segmentos, como a hamburgueria Veg Burger e a sorveteria artesanal Umami, estarão presentes.

Petra Marron, idealizadora da feira, destaca que o evento é uma forma de fortalecer a cena vegana e sustentável na cidade. “A Feira Viva é a realização de um projeto que reflete o ideal da Verderosa: reunir empreendedores e expositores que compartilham um pensamento semelhante”, explica.

Sustentabilidade em foco

O evento adota práticas sustentáveis, como o uso de embalagens de papel e a oferta de água gratuita para reduzir o uso de plásticos. Segundo os organizadores, o apoio da Bioma Sustentabilidade ajudou a viabilizar a coleta seletiva no local.

Para Larissa Carreira, produtora da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), a Feira Viva é uma oportunidade de debater práticas que respeitam o meio ambiente. “Belém, como sede da COP30, é essencial para discutir questões ambientais. A feira permite uma troca de conhecimentos sobre o impacto do veganismo nas mudanças climáticas e preservação da Amazônia.”

Programação: 

1º de novembro – Padaria Verderosa

14h: Abertura

15h: Aula-show com Petra Marron

16h30: Palestra “Alimentação e Sustentabilidade” com Jamile Barros

18h: Boteco vegano

2 de novembro – Padaria Verderosa

8h: Café da manhã vegano

13h: Palestra “Alimentação e Atividade Física” com Rafael Correto

14h30: Aula-show de bolo vegano com Lorena Coelho

3 de novembro – Memorial dos Povos

9h: Feira e oficinas

10h: Palestra sobre sustentabilidade com Isabela Lima, Bioma Sustentabilidade

11h: Show de Íris da Selva

13h: Forró Xodó

17h: Encerramento com show de Raidol

Serviço Datas: 1, 2 e 3 de novembro

Locais: Padaria Verderosa (dias 1 e 2) e Memorial dos Povos (dia 3)

Entrada: Gratuita

Leia também: