A Prefeitura de Belém montou uma grande ação para atender as famílias atingidas por um vendaval na tarde desta terça-feira, 16. O prefeito Edmilson Rodrigues, determinou que as secretarias municipais fizessem o imediato atendimento às vítimas.
“Determinei aos órgãos da prefeitura, especialmente Guarda Municipal, Defesa Civil e Funpapa, que atuem, de forma incisiva, junto às famílias que sofreram com esse vendaval na nossa cidade”, disse. O prefeito também prometeu visitar as áreas, em solidariedade às famílias.
Destelhamento
Os bairros mais atingidos pelo vendaval foram Coqueiro, Tapanã, Pratinha e Parque Verde. Os trabalhos da Defesa Civil Municipal foram iniciados no conjunto Pedro Teixeira, no Coqueiro, onde, aproximadamente, 20 casas foram destelhadas, de acordo com levantamento preliminar.
A equipe da Defesa Civil vistoriou casas nas ruas Tupi, A e B. Um dos imóveis é do autônomo Vanderson Sales, de 37 anos. O morador estava no trabalho durante o vendaval e foi avisado pelos vizinhos do destelhamento da casa.
“Eu recebi um telefonema e vim rápido. Eu estava no trabalho e, quando cheguei, vi essa destruição na minha casa. Moro aqui há 30 anos e nunca tinha passado por isso”, contou.
Cadastro
Os técnicos da Prefeitura fizeram o levantamento dos danos e cadastraram as famílias, que participarão de uma reunião com a Defesa Civil e a Fundação Papa João XXIII (Funpapa), nesta quarta-feira, 17.
“Fomos acionados via Ciop, para verificar esses destelhamentos na cidade. Começamos aqui pela conjunto Pedro Teixeira. De imediato, o prefeito Edmilson Rodrigues acionou as secretarias municipais para trabalharmos no apoio a essas famílias. Vamos continuar esse levantamento em outros bairros”, informou o coordenador da Defesa Civil de Belém, Claudionor Corrêa.
A aposentada Socorro Monteiro, de 61 anos, teve parte do telhado destruída. Após vistoria da Defesa Civil, foi constatado que a estrutura da casa ficou comprometida. “Parte da pilastra está rachada”, comentou.
Laudo
A Funpapa também esteve no conjunto Pedro Teixeira, para, junto com a Defesa Civil, fazer o levantamento e inscrever as famílias atingidas nos benefícios municipais.
“Precisamos do laudo da Defesa Civil para inserir as famílias nos benefícios municipais, como o auxílio aluguel. Também podemos inserir em programas estaduais e municipais de auxílios”, explicou Lourdes Cunha, coordenadora do Serviço de Proteção em Situação de Calamidade Pública e Emergência (SICAPE), da Funpapa.
A Defesa Civil Municipal pode ser acionada por meio do telefone (91) 98439-0646.
Leia também:
Deixe um comentário